O Secreto e o Público - Justiça

                                    O SECRETO E O PÚBLICO – NOSSA JUSTIÇA

“Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serem vistos por eles; doutra sorte não tereis galardão junto ao vosso Pai Celestial”.        (Mt 6:1)

     Estamos todos num tempo de muita expectativa diante da realização das promessas do Senhor em todas as áreas da nossa vida. Realmente, cremos que o Senhor recompensa aqueles que tem dedicado a sua vida a Ele. Vivemos muito tempo ouvindo um evangelho de mandamentos de homens, práticas exteriores, regulamentos e etc... Para a glória de Deus, Ele tem despertado a Sua Igreja (ou pelo menos parte dela) para uma vida em que a realidade do Seu Reino se manifeste ao mundo. Definitivamente precisamos concordar: Ninguém aguenta mais uma religiosidade sem realidade, um falatório de teorias sem prática. Deus está despertando sua Igreja.

     Todos em um determinado tempo adormecem. Não nos é imposto o peso da derrota por termos adormecido. Todas as virgens, sejam prudentes ou imprudentes, dormiram. Pedro, João e Tiago, no Getsemani, dormiram. A Igreja dormiu ao longo do tempo. Mas a grande questão não é o fato de todos termos dormido, e sim, se ao ouvir a Sua voz agora, estamos despertando do nosso sono.

E fazei isso, conhecendo o tempo. Já é hora de despertarmos do sono, porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé”         (Rm 13:11)

     O Senhor tem falado à Sua Igreja sobre esse despertamento para a realidade interior que vai trazer a expressão exterior. Nossa santidade não é algo IMPOSTO por regras e regulamentos de homens, mas será algo EXPOSTO pela realidade da obra do Espírito Santo, o Rio de água viva que flui do nosso interior. O Reino não é externo, mas é fruto da manifestação de algo que já é realidade dentro de nós. Só expressamos para fora, o que temos dentro! Se o que expressamos não agrada a Deus, é porque estamos, no nosso interior, cheios de coisas que não agradam a Deus! Esse é um ponto importante a ser pensado! O reino dos céus é a manifestação da realidade da vida de Deus dentro do homem.

     A vida no secreto é a vida que de fato temos. A vida em família, a maneira como nos portamos no cuidado com nosso cônjuge, nossos filhos, nossos pais. Como negociamos, como nos portamos na escola, no trabalho. Quem somos quando os “irmãos” não estão vendo. Acredite! O nosso “eu” verdadeiro não é o que aparece no público. O nosso “eu” verdadeiro é o que se manifesta no secreto. Jesus ensina sobre a fidelidade, jejum, oração, sobre a nossa vida no secreto. Como somos quando ninguém está nos vendo é quem realmente somos. Estas atitudes no secreto irão trazer recompensas públicas! Preste atenção. Não se trata de ser correto no secreto para ser recompensado no público ou não ser correto no secreto e simplesmente não ser recompensado no público. Se trata de manifestar no público o que é no secreto, sejam de forma boa ou má. Se a prática de alguns no secreto fosse ruim e simplesmente não houvesse recompensa para essa pessoa no público, a Igreja como Corpo não seria afetada. Mas o que acontece é que muitos escândalos de uma vida sem realidade no secreto têm trazido prejuízo ao Corpo de Cristo. Infelizmente hoje, muitos que não trazem ninguém ao Senhor, têm afastado "os de fora" com suas práticas que nada atestam a fé que dizem professar. Aqueles que estão perto do Senhor estão acordando para a realidade de uma vida secreta com o Senhor. O reino que começa no nosso espírito, santifica a nossa alma e se manifestará na glorificação do nosso corpo. De dentro para fora! 

     Não duvide: Manifestaremos no público o que somos no secreto. Para o bem ou para o mal. E o Senhor nos trará a devida recompensa! Que Deus nos abençoe!

Pr Marcos Reis