Salmos (3º Livro 73 ao 89) - Salmo 83

Salmo 83 - Ó Deus, não guardes silêncio

     Ouvir a voz, os comandos de Deus, sempre será o que mais necessitamos. Que tenhamos o real desejo de ouvi-lo. Onde houver o desejo sincero de ouvir Deus, Sua voz se fará presente. Ele fala, basta atentarmos para isso: “Pois Deus fala, ora de um modo, ora de outro, embora possa o homem não atentar para isso. Em sonho ou em visão de noite, quando cai sono profundo sobre os homens, enquanto dormem na cama, ele pode falar-lhes aos ouvidos e atemorizá-los com avisos para apartar o homem do seu desígnio e livrá-lo do seu orgulho; para preservar a sua alma da cova e a sua vida de perecer da espada” (Jó 33:14-18). Quando estamos debaixo da voz de Deus, não importa o que aconteça, estaremos seguros e em paz.

     Este salmo expressa a perseguição que os filhos de Deus sofrem, suas lutas contra esse sistema anticristão e até mesmo com os falsos crentes, estes últimos que lutam o tempo todo para alargar a porta que sempre será estreita. Os filhos de Deus sofrem, não por não desejarem ouvir o Senhor, como por exemplo no salmo 81 - “Ah Israel, se tão somente me ouvisses”. Há sim o sofrimento desnecessário, que alguns passam por não ouvirem Deus. Porém, neste salmo, as provações são inerentes à fé cristã, fé esta, que é uma verdadeira afronta ao modelo de vida do mundo. Os filhos manifestam como “elohim” o próprio Deus, e porque o mundo odeia Deus, também odiará aqueles que o representam verdadeiramente.

     Toda perseguição ao povo de Deus é fruto de um ódio ao próprio Deus e ao que Ele representa. Conspirações, tramas, todas as alianças contra o Senhor e Seu povo são feitas nos escombros. O sistema do anticristo (Assíria) terá o auxílio de muitos, que infelizmente na carne (filhos de Ló), perseguirão o povo de Deus! Será a hora da separação entre a palha e o trigo (Lc 3:17), e isso necessariamente se dá através do vento. O fogo  do Senhor sempre vem para provar o que se queima e se perde, daquilo que é purificado. Mais uma vez a suficiência do Senhor é manifesta: “SOMENTE TU, és o Altíssimo sobre toda a terra”. O reino é para aqueles que têm em Cristo a sua total satisfação!

     Precisamos ter em nossa mente a certeza, a convicção da nossa natureza e chamado. Existe sim essa guerra, onde de um lado temos o mundo e a falsa fé, ambos de mãos dadas, contra a verdadeira igreja de Cristo, os verdadeiros filhos de Deus. Quem não estiver firmado na mente, entendendo que nada é mais precioso que a graça recebida para participar dessa natureza divina, por isso a voz e o comando de Deus precisa ser algo que desejamos nesse tempo mais do que tudo. Não guardes silêncio, ó Deus, Sua voz é muito bem-vinda ao nosso coração.

Pr Marcos Reis


RUA JOSÉ PINTO, 10 - SÃO BENTO - DUQUE DE CAXIAS - RJ