Jornadas até a plenitude de Cristo-PI-HAIROTE 4/42

AS JORNADAS ATÉ A PLENITUDE DE CRISTO - PI-HAIROTE 4/42

“Partindo de Etã, voltaram a Pi-Hairote, que está em frente a Baal-zefom, e se acamparam diante de Migdol” (Nm 33:7)

“Olhando firmemente para o Autor e Consumador da nossa fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da vergonha, e está a sentado à destra do trono de Deus” (Hb 12:2)

     Seguimos aprendendo em cada etapa dessa linda jornada: Depois de sair de Ramessés, passar por Sucote e Etã, chegamos em Pi-Hairote, o lugar dos juncos, das canas.

     Encurralados com Faraó e seus exércitos os perseguindo, com o Mar Vermelho à frente e montanhas ao lado, parecia que o caminho que Deus os havia guiado, tinha os levado para a derrota. Estavam literalmente num “beco sem saída”. Pi-Hairote significa “lugar onde se crescem canas”. Esta estação é a quarta de um primeiro estágio da vida cristã, ainda fronteiriças ao Egito, que significam o início da nossa caminhada. Pi-Hairote é a estação imediatamente situada antes da travessia do Mar Vermelho.

     A cana é um vegetal, um caule de natureza frágil. Uma cana não é um tronco firme, fixo, bem enraizado no solo. Um tronco suporta o soprar do vento, o que não acontece com a cana. A cana sempre se agita por causa do vento. Sobre João Batista, Jesus expressou, a respeito de sua firmeza: “E, partindo eles, começou Jesus a dizer às turbas a respeito de João: Que fostes ver no deserto? Uma cana agitada pelo vento?” (Mt 11: 7). Canas são agitadas pelos ventos, não são firmes. A lição aqui é aprender de onde vem de fato a nossa força: do nosso braço e estratégias bem pensadas e que cabem perfeitamente na nossa lógica humana ou no poder glorioso do Deus que nos guia e a quem servimos que desafia essa lógica? O apóstolo Paulo fala do perigo no nosso início de caminhada quando muitos, ainda meninos inconstantes, podem ser agitados por ventos de doutrinas de homens fraudulentos (Ef 4:14).

     Um grande perigo na jornada é a confiar no próprio braço, nas estratégias da lógica humana. O homem precisa aprender que essa caminhada em direção à plenitude de Cristo nada tem a ver com a nossa capacidade. A lógica levaria os filhos de Israel a um caminho pelo mar, de apenas 320 KM de distância até o destino em pouco mais de 30 dias. Mas o caminho de Deus é sempre mais excelente que o nosso: “Faze-me saber os teus caminhos, Senhor; ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, por ti estou esperando todo o dia” (Sl 25:4-5).

     “Fala aos filhos de Israel que VOLTEM… Eu endurecerei o coração de Faraó para que os persigam e SEREI GLORIFICADO em Faraó…” (Ex 14:1-4 - parte). Há uma ênfase interessante na palavra VOLTEM (retroceder) que aponta para o abrir mão do caminho humano e ouvir o Senhor, olhando para Ele firmemente, mesmo que suas ordens, aparentemente não façam sentido. Deus não cabe na lógica humana, e é exatamente assim que Ele escolheu para que seja glorificado. A Glória se manifesta exatamente nas impossibilidades e quem não entende isso, não consegue ver e manifestar a glória de Deus. Aqui é onde muitos sucumbem: Não conseguem entender que o plano de Deus não cabe nos limites dos dogmas humanos. Não prosseguem até que tenha a explicação racional e por isso, estão parados até hoje.

     Esta é a estação que nos confronta e nos ensina a respeito da fragilidade e instabilidade dos planos humanos, o lugar das canas, e a segurança de estar no centro do caminho de Deus, a nossa Rocha firme: “O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; é um escudo para todos os que nele confiam. Porque quem é Deus senão o Senhor? E quem é o rochedo senão nosso Deus?” (Sl 18:30-31)

     A maior impossibilidade e o maior dos milagres estão andando assustadoramente juntos. O que parecia uma grande derrota e humilhação se transformou numa manifestação estrondosa da glória de Deus e da glorificação do Seu Nome diante de todas as nações da Terra. O que está acontecendo na nossa vida não diz respeito somente a nós, mas em como o Senhor glorificará o Seu Nome através de nós. Se paramos no lugar das canas, seremos sempre os inconstantes e frágeis, que só conseguem ficar de pé enquanto não existem ventos; mas, se aprendemos a lição que o Espírito Santo nos dá em Pi-Hairote, seremos aqueles edificados sobre a Rocha da nossa salvação, suportaremos firmes e constantes os ventos e o Senhor será engrandecido e conhecido através de nossas vidas. Pense nisso. Deus nos abençoe.

Pr Marcos Reis


RUA JOSÉ PINTO, 10 - SÃO BENTO - DUQUE DE CAXIAS - RJ