Jornadas até a plenitude de Cristo - HARADA 21/42

AS JORNADAS ATÉ A PLENITUDE DE CRISTO - HARADA 21/42

“Partindo do Monte de Sefer, acamparam-se em Harada”. (Nm 33:24)

“Logo em seguida, ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco e fossem adiante para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão. Despedida a multidão, ele subiu ao monte para orar em particular. Ao cair da tarde, estava ali sozinho. Entretanto o barco já estava no meio do mar, atingido pelas ondas, porque o vento era contrário. Na quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus a eles, andando sobre o mar. Os discípulos, vendo-o caminhar sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram de medo. Jesus, porém, imediatamente lhes disse: Coragem, sou eu, não tenhais medo. (Mt 14:22-27)

     Ao sair da estação anterior, o monte Sefer, o povo de Israel entendeu, dentre outras lições, o poder da Palavra que sai da boca do Senhor, e que Ele mesmo vela para que se cumpra. Israel chega à metade da caminhada, a 21ª estação: Harada; seu nome significa medo, ansiedade.

      Não é incomum nos depararmos com momentos críticos de medo e ansiedade no caminho que o Senhor nos ordena a seguir. Quando chegamos a essa linha divisória que marca o inicio da “parte final” da jornada, surge o entendimento que ultrapassando essa linha, não se poderá mais voltar atrás. Não é ao acaso que exatamente nesse ponto, o medo tende a aparecer, junto com as maiores dificuldades. Voltar atrás parece ser mais cômodo, mas a distância a se percorrer voltando, é a mesma de "ir adiante”, ainda que com ventos contrários; prosseguir conforme nos foi ordenado, e receber a herança no final da caminhada.

     No episódio da tempestade no mar, Jesus nos dá maravilhosas lições a respeito da nossa caminhada cristã. É tão importante se agarrar na promessa da Sua Palavra: Ele nos ordenou a ir e nos garantiu que chegaríamos no outro lado. É Ele quem nos levará ao nosso destino, é o próprio Deus, e não nós, que nos garante cumprir a nossa caminhada e vencer todas as nossas jornadas. Louvado seja Deus por isso, porque se o sucesso da caminhada dependesse de nós, estaríamos perdidos. Nunca é demais lembrar que temos a Sua Gloriosa Palavra que nos ordena a seguir e também o Seu Espírito que nos garante o êxito em toda jornada. O Seu Espírito é o penhor da nossa herança; nosso trabalho único é nos submetermos a Sua direção. Não volte atrás, ainda que pareça mais confortável. Prosseguir com o vento contrário nunca foi fácil, mas precisamos avaliar: Qual a ordem de Jesus? Retroceder ou ir adiante? Infelizmente, hoje em dia, muitos estão optando por uma vida de tranquilidade e por isso, a qualquer sinal de dificuldades, voltam atrás, ainda que tenham recebido uma ordem para prosseguir para o outro lado.

     Jesus despede a multidão e vai ao monte orar sozinho; da mesma forma, o Senhor Jesus, nosso Sumo sacerdote, está agora orando, intercedendo, enquanto nós, seus discípulos (não a multidão) estamos navegando sobre a Sua gloriosa Palavra que nos ordena (repare que o verbo aqui não é pedir, ou solicitar, ou aconselhar, mas ORDENAR) a prosseguir para o outro lado. Da mesma forma que Jesus desceu do monte e se apresentou aos discípulos na quarta vigília da noite, no início da manhã, no momento mais crítico da caminhada; assim também aguardamos a volta daquele que tem total domínio sobre tudo, o nosso Sol da Justiça. "O choro pode durar uma noite mas a alegria vem pela manhã”. Ele tem compromisso com aqueles que mesmo diante das dificuldades, do medo, da ansiedade, não desistem de prosseguir.

     Harada nos traz essa lição maravilhosa: Temos medo? Sim. A caminhada é fácil? Muitas vezes não! MAS temos a sua Palavra que nos ordena a continuar sempre em frente, vencendo os ventos e as tempestades, e aguardando o momento em que Ele se manifestará cessando todas as lutas e nos fazendo herdar a promessa gloriosa da qual Ele mesmo vela para a cumprir. Harada não é lugar de multidões, mas de discípulos que obedecem, mesmo sem entender. A multidão já está no conforto de suas casas e vivendo suas vidas. A volta do Senhor será para os discípulos que estiverem navegando contra os ventos, contra o curso deste mundo. Mesmo com medo e ansiedade, estarão prosseguindo e confiando, certos de chegar ao outro lado. O que marca um discípulo verdadeiro não é a ausência de medo ou ansiedade, mas o fato de não desistirem, não retrocederem; eles sabem a diferença entre uma ordem e um conselho; obedecem e vão adiante. Deus Abençoe.

Pr Marcos Reis


RUA JOSÉ PINTO, 10 - SÃO BENTO - DUQUE DE CAXIAS - RJ