Jornadas até a plenitude de Cristo - ALUS 10/42

AS JORNADAS ATÉ A PLENITUDE DE CRISTO - ALUS 10/42

“Partiram de Dofca e acamparam-se em Alus” (Nm 33:13)

“Isso lhes fará para os consagrar, para que me administrem o sacerdócio. Toma um novilho e dois carneiros sem defeito, e pães e bolos sem fermento, amassados com azeite, e pães finos, untados com azeite; de flor de farinha os farás.” (Ex 29:1-2)

“Então Jesus foi com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou ali orar” (Mt 26:36)

     Chegamos a Alus, cujo significado é literalmente “Eu amassarei”; palavra grega com o uso relativo ao amassar do pão em um lugar secreto. Um pão amassado pelo próprio Deus em um lugar secreto, seria a mais próxima definição. Interessante verificar esse pão presente na consagração dos sacerdotes, que sabemos, ser o alcance da maturidade espiritual para nós os filhos de Deus. Pães e bolos sem fermento, falando da vida de Jesus sem pecado, amassados com azeite, ou seja, o trabalhar do Espírito Santo em pressionar a natureza humana para que a plenitude seja estabelecida.

     Jesus é o pão de Deus amassado no Getsêmani, que significa prensa de azeite, a fim de que a vontade de Deus suplantasse totalmente a sua vontade. Essa é uma realidade que deve se aplicar a nós, o seu reino de sacerdotes. Como Ele foi, nós também seremos pressionados para que o propósito eterno se cumpra em nós, o Seu Corpo, como o foi Nele, o Cabeça. Ele foi amassado ali naquele jardim secreto, como alguém que é literalmente pressionado por dentro a fim de manifestar a plenitude de toda a sua vida terrena na cruz. Ele ter sido pressionado, amassado, abriu-nos o acesso, finalmente, ao tabernáculo celestial, como nosso Sumo Sacerdote.

     Nas últimas duas estações (Deserto de Sim e Dofca) vimos o trabalhar do Senhor em penetrar e quebrar a nossa natureza humana. Alus é um complemento perfeito: O pão sacerdotal precisava ser partido, batido, mas não só isso, amassado com azeite, fazendo uma alusão muito clara de que todo esse processo não pode ser fabricado pelo homem mas somente pelo Espírito Santo. Não estamos falando que Alus signifique um "amassar" somente, como um autoflagelar, mas essencialmente, "Eu amassarei", é uma obra do Senhor em Jesus, e hoje, igualmente em nós. Ali no Getsemani não é outro, sendo o próprio Deus, que estava amassando o Seu Filho no secreto, sem mais ninguém por perto.

     Não há outra forma de sermos os sacerdotes consagrados que o Senhor terá no Seu glorioso reino sem que vençamos essas estações. Estamos aprendendo nessas três ultimas paradas, uma expressão maravilhosa do trabalhar do Pai em nós. Estas estações precisam ser vividas com muita submissão. Ele penetra, quebra, amassa, e tudo isso é maravilhoso, porque tem a função de formar o Seu próprio Filho, em nós. Não se submeter ao amassar o Senhor, é o mesmo se Jesus no Getsemani, tivesse desistido de beber o cálice que lhe estava proposto, colocando a sua vontade em primeiro lugar. Alus, é o lugar onde nossa vontade perde a guerra diante da vontade soberana de Deus. A prensa de azeite do Senhor. Deus nos abençoe.

Pr Marcos Reis


RUA JOSÉ PINTO, 10 - SÃO BENTO - DUQUE DE CAXIAS - RJ