Jornadas até a plenitude de Cristo - TAATE 23/42

AS JORNADAS ATÉ A PLENITUDE DE CRISTO - TAATE 23/42

“Partindo de Maquelote, acamparam-se em Taate” (Nm 33:26)

“Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.” (Ef 5:22-27)

     A palavra Taate significa “de baixo de, submissão”. É muito interessante e significativo esta estação ser imediatamente após Maquelote, que sinalizou uma reunião verdadeira de sacerdotes, onde a Palavra de Deus tem a primazia. Termos uma assembleia que é dirigida pela Palavra de Deus e não por intentos de desejos individuais, onde a principal expressão seja “Assim diz o Senhor”, é a condição básica para que agrademos ao Senhor e continuemos até o nosso destino final, que é a plenitude de Cristo. Vale ressaltar e reafirmar que não deveríamos nos reunir em um determinado lugar sem ter a certeza de que naquela reunião, a voz do Senhor é ouvida. Sem profecia o povo se corrompe. Não nos reunimos por necessidade, “nem só de pão o homem viverá”; mas, pela vontade absoluta de se ouvir a voz do Senhor, “mas de toda a Palavra que procede da boca de Deus”. Se estamos em um lugar e congregando com pessoas que colocam a Palavra de Deus em primeiro lugar, definitivamente, aprendemos a lição de Maquelote.

     O Espírito Santo é gracioso e, não por coincidência, a estação seguinte a que enfatiza a primazia da Palavra do Senhor, é o ensino sobre submissão. De que adianta termos a graça da Palavra pura de Deus sendo pregada, se não houver uma predisposição em obedecer e se submeter incondicionalmente a ela? Não se trata de conselhos, mas de mandamentos. A submissão da igreja ao Senhor é a única arma que temos no processo geral da salvação. Sabemos que foi Ele quem nos justificou, assim como também é Ele que tem nos santificado através da “lavagem da água pela palavra”, e a nós é pedido somente que estejamos "em baixo”, ou seja, submissos a esse agir. A falta de submissão faz com que tantos, mesmo sendo sido expostos à Palavra, não avancem. O único papel da “mulher”, a Esposa de Cristo, é se submeter a esse amoroso Esposo, que a si mesmo se entregou por ela.

     Não são poucas as vezes em que essa realidade é retratada na Bíblia. Vemos a submissão de Rebeca, quando perguntada se iria com aquele que veio buscá-la para a entregar ao Esposo, Isaque, e sua resposta é gloriosa: “Eu irei” (Gn 24:58); igualmente, Ester, submissa em tudo, aquele que a estava preparando para entregá-la ao Rei: “nenhuma coisa pediu, senão o que disse Hegai, eunuco do rei” (Et 2:15); Jesus disse que a recompensa do reino na sua gloriosa volta seria dada aqueles que “quisessem o seguir, tomando sua cruz” (Mt 16:24-27); Paulo nos orienta, ainda que enfatize que é o Senhor quem opera tanto o querer como o efetuar, a "operar a nossa salvação com temor e tremor” (Fl 2:12). Do que todas essas coisas estão falando? Da submissão. O Senhor não terá uma Esposa que não o deseje e tenha vindo a Ele de livre e espontânea vontade. Tudo deve ser feito com total voluntariedade, para isso, sabemos que somente uma vida cheia do Espírito, pode nos levar a alegria da submissão e obediência.

      Quantos casamentos hoje em dia não experimentam a glória para o qual foram estabelecidos e não manifestam a essência desse propósito eterno? Maridos que não amam e não se entregam de um lado; mulheres que não se submetem, preferindo o encabeçar-se a si mesma. Mas com Cristo não deve ser assim. Nosso Esposo, Cristo Jesus, se entregou por nós, e a verdadeira igreja, não será submissa, mas já é submissa. “Assim como a igreja ESTÁ submissa” (Ef 5:24). Se Maquelote promove a assembleia verdadeira, Taate manifesta a igreja verdadeira: a que ouve o Senhor e tem prazer na obediência através de uma vida no Espírito. Deus abençoe.

Pr Marcos Reis


RUA JOSÉ PINTO, 10 - SÃO BENTO - DUQUE DE CAXIAS - RJ