Salmos (3º Livro 73 ao 89) - Salmo 77

 

Salmo 77 - O meu espírito investigou

     Deus ouve a nossa oração! Não devemos cessar de orar. Em todo tempo sempre no Espírito. Há uma guerra intensa entre a percepção da realidade entendida pela nossa alma e a realidade de fato que só é percebida no espírito. O salmista diz que na angústia buscou ao Senhor porém sua alma recusou-se ser consolada. Procurar entender o que nos rodeia pelos nossos sentimentos, emoções e vontades (as faculdades da alma) é um trabalho árduo e inútil. Como explicar as adversidades? Como se manter alegre e em paz, diante dos eventos que nem sempre são favoráveis? Estas são perguntas sem respostas para aqueles que não têm o Espírito de Deus. O mundo em si não compreende nada que não seja palpável e visível. Só podem se sentir bem diante de um cenário favorável. A igreja de Cristo não! Nossa alegria e paz são parte do fruto do Espírito em nós.

     Nossa diferença é que temos em Cristo, através do Seu Espírito, tudo o que precisamos, DENTRO de nós! “De noite chamei à lembrança o meu cântico, meditei em meu coração e o meu espírito investigou” (77:6). Chamar à lembrança não significa outra coisa senão trazer à realidade algo que já temos. Não se trata de algo novo, mas de manifestar o que já nos foi dado. Durante a noite escura, ou seja, o período de maior provação, somente os que buscam no Senhor, através do Espírito serão consolados. “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm 8:16). Ele nos sustenta na noite e a alegria pela manhã é mais do que garantida! Para nós nascerá o Sol da Justiça!

     No fim, sempre será sobre vencer a luta que travamos entre sermos guiados pela nossa própria alma, por circunstâncias, ou pela fé, através do Espírito! Ao ser guiado por si próprio, o homem desfalecerá nos dias maus. Esta é a enfermidade a qual o salmista se refere. Estes são dias em que a Palavra do Senhor precisa ser lembrada, não só a nós mesmos, mas também às futuras gerações! Quem não conhece as obras do Senhor ao longo dos dias, não consegue viver por fé! Quem não estiver “estocado” para esse tempo, terá dificuldades de entender que Deus JAMAIS perdeu o controle e que todas as coisas contribuem para o cumprimento do Seu Eterno Propósito! No fim do salmo, o conselho: sempre que o povo aceitou ser guiado por Deus, venceu!

Pr Marcos Reis


RUA JOSÉ PINTO, 10 - SÃO BENTO - DUQUE DE CAXIAS - RJ