Jornadas até a plenitude de Cristo - ALMON 40/42

AS JORNADAS ATÉ A PLENITUDE DE CRISTO - ALMON-DIBLATAIM 40/42

“E partiram de Dibom-Gade, e acamparam-se em Almom-Diblatain” (Nm 33:46)

“Moabe está envergonhado, porque foi abatido, uivai e gritai, anunciai em Arnon que Moabe está destruído. Também o julgamento veio sobre a terra da campina, sobre Holom, Casa e Mefaaete, sobre Dibom, Nebo e Bete-Diblataim,.. Está eliminado o poder de Moabe, e quebrado o Seu braço, diz o Senhor, embriagai-o porque contra o Senhor se engrandeceu” (Jr 48:20-26)

     Uma lição das mais poderosas que o Senhor quer nos ensinar nessa etapa final da jornada da caminhada cristã para a plenitude de Cristo se encontram nestas últimas estações. O significado das palavras são: almom - esconderijo e diblataim - bolos (“im” é o sufixo para plural). DOIS BOLOS ESCONDIDOS. Esta é uma região, como sabemos, de Moabe. Interessante ver que Jeremias profetiza, a destruição desse povo, no julgamento, exatamente porque “se engrandeceu”, ou seja, não se humilhou, diante do Senhor. O Senhor irá embriagá-los, ou seja, fazer beber do vinho da sua ira, eliminando o poder do seu próprio braço.

     Na estação anterior começamos a falar sobre o limite final da entrada no reino: o Jordão, que quer dizer, especificamente, “aquele que desce”; humildade, quebrantamento, vencer a soberba, desistir de se autogovernar são condições inegociáveis para termos entrada no reino de Cristo. São estas as lições finais para o povo de Deus nos últimos momentos antes do juízo, representado pelas últimas estações. Isto deveria ser levado em altíssima consideração por cada um de nós, na submissão ao trabalhar do Espírito Santo que nos conduz à plenitude. pois, cada lugar antes do Jordão esta destinado ao fogo, representado pela ira do Cordeiro.

     É preciso ressaltar o conceito bíblico de humildade, pois vemos muitos com um olhar totalmente equivocado sobre tal. Humildade NÃO É essencialmente um aspecto externo como, ser pacato, olhar baixo, tomar a culpa de tudo, ter dó de si mesmo, ou qualquer demonstração de “aspecto de piedade”. Não! Cristo morreu, ressuscitou e sabemos quem somos NELE. Humildade não é exatamente negar o que É mas ter a consciência que só é possível, ser, se estivermos escondidos nele. O mundo e infelizmente, o que chamamos de igreja, está cheio de soberbos, que acusam os outros de “falta de humildade”, que externamente demonstram excessivo aspecto de piedade, mas negam, com o seu modo de vida, a eficácia dela. O Senhor enxerga como realmente é. “Tendo aparência de piedade mas negando a eficácia dela. Destes, afasta-se” (II Tm 3:5)

     A verdadeira soberba é a falta de esvaziamento da carne (esvaziar-se do que é humano: é isso que significa se humilhar diante do Senhor, e este será o motivo da perdição de muitos que, mesmo tendo um dia saído do Egito, serão reprovados e não entrarão na terra. Assim como foi; assim será. Não há salvação para aqueles que não se humilham diante de Deus; não se protegem e se escondem, não nos seus próprios recursos, mas em Cristo. No tempo final, o lugar único de salvação para o povo de Deus será se esconder Nele! Rute foi aconselhada por Noemi a lavar-se e ungir-se, se esconder debaixo do manto do Remidor “até que ele acabasse de comer e beber” (Rt 3:3-4); a primeira, uma figura profética da igreja; a segunda, dos judeus que reconhecerão a Cristo. Assim também, cristãos verdadeiros e judeus que reconhecerem o Senhor, os dois bolos/pães (Lv 23:17), que mesmo sendo muitos, são um só pão (I Co 10:17) são chamados a se esconder em Deus no tempo de tribulação que se aproxima.

     Os tempos finais tem características paralelas e distintas: será um tempo de muita provação, pois o povo que carrega verdadeiramente o nome de Deus será cada vez mais odiado por esse mundo caído; por outro lado, também será um tempo de muita aproximação dos verdadeiros filhos na intimidade com o Senhor, os leais filhos de Deus estão correndo para sermos escondidos Nele. É maravilhoso. A profecia da salvação das “duas casas”, ou dos “dois pães” que estarão debaixo de um único Cabeça, é muito clara no livro de Oséias, onde o Senhor manda o profeta casar com Gômer (que significa completo), ela tem filhos que representam a união desses dois povos num só homem, Cristo. O pai de Gômer se chama, não coincidentemente, Diblaim (dois bolos).

     O povo de Deus está sendo convocado a tomar uma decisão nesse tempo final, às vésperas de entramos na terra prometida: Seguir pelos seus próprios braços, recursos, vontades, convicções; viver uma vida religiosa, com aspecto de piedade e humildade que não se traduzem em vida ou ser parte desse “pão escondido” em Cristo que receberá livramento. O chamado é de Deus. A escolha de aceitar ou não, é nossa! “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados. Quantas vezes eu quis esconder os teus filhos debaixo das minhas asas como a galinha faz com seus pintinhos e tu NÃO QUISESTE” (Mt 23:37). Os que se escondem em Deus, descansarão em meio a todas as tribulações terríveis que se aproximam à exata medida da aproximação do Dia do Senhor e nossa aguardada plenitude final: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente, descansará. Este diz ao Senhor: Tu és meu refúgio e meu baluarte, em quem confio. Pois Ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Cobrir-te-á com as suas penas e debaixo de suas asas estarás seguro, a sua verdade é total escudo” (Sl 91:1-2).

Pr Marcos Reis


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