Jornadas até a plenitude de Cristo-HAGIDGADE 29/42

AS JORNADAS ATÉ A PLENITUDE DE CRISTO - HOR-HAGIDGADE 29/42

“Partindo de Bene-Jaacã, e acamparam-se em Hor-Hagidgade” (Nm 33:32)

“Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, mais penetrante do que espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coraçao”. (Hb 4:12)

“Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus”. (Gl 6:17)

     Seguindo o caminho da maturidade, vindo de Bene-Jaacã, o povo chega a Hor-Hagidgade. Trazendo a experiência de se entregar em "olhar de forma penetrante”, firmemente, para Cristo, a despeito das dificuldades do deserto, o povo é chamado a aprender a fugir dos embaraços que tanto atrapalham a caminhada. A próxima estação vai apontar para um mergulho mais intenso em direção à maturidade: Seu significado é “lugar cortante”, “incisão” ou simplesmente “penetrar a ponto de deixar marcas”.

     O chamado agora é entrar num lugar em que a experiência cristã, através de Cristo, gere marcas visíveis em nossa vida. A verdadeira caminhada não é uma caminhada teológica ou sentimental; ela precisa ser traduzida em marcas visíveis em nós. O Senhor não nos chamou, como Corpo, para uma realidade superficial; ou para uma suposta intensidade infrutífera. Em tempos de frases, modo de adoração e movimentos radicais, precisamos entender que mais que isso tudo, devemos ser intensos e radicais na forma visível de viver. Hoje há, no nosso meio, muita "radicalidade insípida” que não serve de absolutamente nada. O Verbo traz realidades de transformações visíveis. Incisões, marcas, penetrantes em nossa vida, em todas as áreas. Nossas famílias, nossos negócios, nosso temperamento, nossos relacionamentos, precisam ser profundamente marcados a ponto de manifestarem a realidade de Cristo e do seu crescimento em nós. Nas palavras de Tiago, é a fé com a manifestação das obras, e precisamos entender que Tiago não está falando de obras no tocante a serviços, isso invalidaria a salvação pela graça, ele se refere claramente em trazermos em nossas vidas marcas dessa fé.

     Quando a Palavra penetra no profundo, vencemos a superficialidade; a Palavra não pode mais ser roubada de nós, já se entranhou com a terra. Já não é uma semente à beira do caminho ou entre espinhos ou pedras; mas é a semente que se entranhou. A terra e a palavra agora são uma coisa só. É isso que o Senhor quer nos ensinar nessa estação: não somos mais um povo que entende e até ensina a Palavra, mas um povo que tem a palavra entranhada em suas vidas. A maior pregação é aquela que traz no corpo as marcas de Cristo. Não haverá quem inquiete um povo que carrega no corpo as marcas visíveis de Cristo.

      Jesus é a Pedra na qual Deus fez a incisão, o corte profundo, a brecha que abre a porta da eternidade. E somente por isso pudemos ter acesso à glória de Deus. Como foi dito a Moisés que entrasse na “fenda da Rocha” para que visse a face de Deus, vimos Cristo ser essa Rocha fendida que nos dá acesso à gloria. Da mesma forma, nossa vida , como o Corpo de Cristo, precisa ser marcada profundamente para que outros possam, através de nós, conhecer a glória de Deus. Estarmos dispostos a sermos marcados por Ele, e com isso, o Pai proporcionar que sua glória seja conhecida e manifesta é o grande aprendizado à medida que vamos crescendo em Cristo. Somente com uma igreja atuante, na vida, no caráter, nas marcas visíveis da caminhada do dia a dia, e não somente nos serviços, o mundo será impactado. Hor-Hagidgade é o aprendizado sobre mostrar essas marcas. Não vamos nos iludir, se teologia e conhecimento teórico fosse suficiente, o mundo poderia ter sido mudado pelos fariseus da época. A transformação de tudo aconteceu quando o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Deus nos abençoe.

Pr Marcos Reis


RUA JOSÉ PINTO, 10 - SÃO BENTO - DUQUE DE CAXIAS - RJ