Reino Inabalável – A Casa e a torre

Reino Inabalável - A Casa e a torre 

"Eu lhes dei a glória que tu me deste, para que sejam um, como nós somos um" (Jo 17:22) 

     Numa visão rápida e para muitos utópica, fico imaginando o que aconteceria se substituíssemos todas as placas dos locais onde nos reunimos que levam os nomes que demos às "nossas igrejas" por uma expressão do tipo: "Cristo o Filho do Deus Vivo" ou ainda qualquer outra expressão que remetesse à mesma ideia? Você pode imaginar isso? Nenhum nome mais mencionado; nem de homens, nem de denominações a não ser o nome do nosso Cristo em todos os lugares de reuniões de todos os lugares desse país. De fato, penso que seria um grande choque. Talvez muitos diriam: "Aqui não era uma igreja?". Mas será que a igreja verdadeira, que expressa a vida de Cristo, precisa de uma placa numa fachada para ser identificada? Seria a igreja um lugar específico e estático onde as pessoas vão? Certamente que não! 

    Meus amados, de fato, quando penso nisso, fico imaginando o quanto podemos estar errados. Será que o lugar onde nos reunimos poderia levar uma placa com o nome de "igreja"? Receio que não deveria e explico: a igreja não é geográfica mas é celestial. Só existe igreja em um prédio, quando esse prédio está ocupado com os santos em Cristo. Nesse exato momento em que escrevo essas linhas, quase meia noite, não há ninguém no prédio onde existe uma placa com o "nome da igreja" onde costumamos nos reunir. Definitivamente, nesse exato momento, aquela placa não está refletindo a verdade. Aquele lugar não é igreja sem os santos em Cristo dentro; assim como as pessoas que ali se reúnem, não são igreja somente naquele lugar. 

     Igreja não são prédios ou denominações, mas pessoas cujas vidas têm sido chamados por Cristo e moldadas à Sua gloriosa imagem. Independente aonde estejam. A Casa de Deus não é um lugar físico. Nós não habitamos num lugar físico e sim nas regiões celestiais em Cristo. Onde estivermos seremos igreja, e então, chamados a manifestar a glória do nosso Cristo, o Filho do Deus Vivo! Quando Pedro deu esta declaração ao Senhor Jesus, o nosso Rei, prometeu que sobre esse fundamento Ele edificaria a SUA igreja. Nenhum homem tem igreja, A Igreja é de Cristo. E se não é nossa, estaríamos certos em dar nomes a ela? 

     Há um perigo tremendo em levantamos nossos nomes e estabelecemos lugares específicos a fim de buscarmos as coisas de Deus. Amados, precisamos voltar e edificar a Casa de Deus, única, fundamentada não no nosso nome, mas no nome de Cristo. A torre de Babel tinha o intuito de tocar o céu, e a princípio, o que os uniu a construir, foi exatamente o entendimento inicial do projeto, mas rapidamente, as línguas foram confundidas e um já não se entendia com o outro. Perdoe-me, o Senhor é testemunha que embora pareçam palavras duras, as falo com o mais profundo temor a Deus e amor a todos os meus irmãos em Cristo: será que não passamos a ficar tão divididos exatamente quando começamos, até mesmo com boas intenções, levantar um nome para nós? 

     A torre não tocou o céu como gostaria; a intenção era o estabelecimento de um nome para não serem esquecidos por isso as línguas foram confundidas e a obra cessou. O homem definitivamente não foi chamado para fazer o que bem entender, mas para ser guiado pelo Espírito de Deus: "O povo é um, e todos tem uma só língua. Começam a construir a torre, agora não haverá mais restrição para tudo o que eles intentarem fazer" (Gn 11:6). A unidade não pode existir para nossos próprios propósitos, mas para a edificação da Casa do Pai. Existe uma Casa que já está nos céus, e será estabelecida sobre essa terra. Uma Casa que não é um prédio específico, num lugar específico, com um nome específico, mas composta de pedras vivas, edificadas e ligadas na Pedra Principal, que foi rejeitada por muitos, mas para nós, eleita e preciosa. 

     Assim como quando Salomão, o filho de Davi, acabou de edificar a casa, a glória a encheu, esperamos a edificação da Casa do Pai pelo Cristo, o Filho de Davi, e temos a certeza, que quando a obra estiver completa, quando a Casa do Pai, única e indivisível, estiver edificada, igualmente, a Glória, que é a pessoa de Jesus Cristo, a invadirá, sendo um com ela eternamente. Que Deus nos abençoe! 

Pr Marcos Reis


RUA JOSÉ PINTO, 10 - SÃO BENTO - DUQUE DE CAXIAS - RJ