TEMPO DO FIM - A NOITE DO SENHOR

TEMPO DO FIM - A NOITE DO SENHOR E O LIVRAMENTO NA CASA

“Essa noite se observará ao Senhor, porque nela os tirou da terra do Egito. Esta é a noite do Senhor que devem guardar todos os filhos de Israel nas suas gerações”. (Ex 12:42)

“Já vai alta a noite e vem chegando o dia. Rejeitemos as obras das trevas e nos vistamos das armas da luz”. (Rm 13:12)

     Há muitas relações entre o fim dessa era e a saída do povo de Israel do Egito. Sabemos que o Egito simboliza esse mundo que será julgado. Desse mundo, Deus salvará o Seu povo, que, apesar de viver nele, se separou, dedicando-se a Deus. Os exércitos do Senhor serão vitoriosos, e essa promessa maravilhosa, é a que tanto almejamos. Por isso é tão importante atentarmos para o que aconteceu naquela que foi chamada "a noite do Senhor". Noite esta que devemos guardar como ordenança dada através das gerações.

     Paulo diz que essa noite “já vai alta”, ou seja, já está no fim. O Dia Vem! Para muitos um dia de trevas e escuridão, de juízo, assim como foi para Faraó e o Egito; mas para nós, um dia em que o “Senhor trará salvação debaixo das suas asas”, assim como foi com o povo de Israel (Ml 4:2). Naquela noite Deus não estava somente salvando um povo, mas julgando o mundo. O mundo que vivemos está para ser julgado definitivamente. Só haverá dois povos: os julgados e os salvos, não há uma terceira opção. Ou somos de Deus ou somos do mundo.

     Deus preparou a CASA como o lugar da salvação. Cada HOMEM deveria tomar a liderança da sua casa e ser o guarda da salvação de toda sua família. "Dizei a toda a congregação de Israel, aos dez desse mês tome cada homem, um cordeiro para a sua família, um cordeiro para cada casa" (Ex 12:3). Esse cordeiro com a sentença de morte decretada, deveria ser guardado até o décimo quarto dia, para então ser imolado à tarde. Comeram o cordeiro e aspergiram o seu sangue nos umbrais das portas. "Nada deixareis dele até pela manhã" (Ex 12:10). Cristo é o nosso alimento que nos sustenta na noite desse mundo; Ele é a nossa segurança e o lugar onde isso acontece é dentro das CASAS. Cada homem, marido, pai, assumindo a responsabilidade da sua casa. A Palavra de Deus veio através de Moisés, mas a execução dessa palavra não foi daquele que a ministrava, mas do responsável da casa. Cada homem é o líder do seu lar, e dará conta a Deus sobre esse importante ministério.

     A carne deveria ser comida com os pães sem fermento e ervas amargas. Cristo, uma vida na casa de luta intensa na santificação e tirando o fermento do pecado e o aprendizado das aflições, por vezes amargas, necessárias para nosso crescimento. Todo esse ensino era ministrado pelo responsável da casa. Mulheres e filhos foram salvos porque homens não negligenciaram o seu chamado.

     A que horas estamos da noite? Somente os guardas podem responder: "Guardas, a que horas estamos da noite?" (Is 21:11). Somente aqueles que estão guardando a casa, entendendo e priorizando o tempo profético, recebendo de Deus as instruções, amando as suas famílias mais que a própria vida, podem responder a essa pergunta. Que o Senhor nos ache como guardas e que não sejamos responsáveis pela perdição dos nossos. “Aquele que não cuida da sua casa é pior, negou a fé, é pior que o infiel” (I Tm 5:8). A noite já está terminando, logo o Dia vem, que possamos estar comendo com os lombos cingidos, que sejamos achados vestidos com o linho fino do Senhor na sua volta.

Pr Marcos Reis


RUA JOSÉ PINTO, 10 - SÃO BENTO - DUQUE DE CAXIAS - RJ