Família - O Grande Mistério do Casamento

FAMÍLIA – O GRANDE MISTÉRIO DO CASAMENTO

“Por esse motivo, deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, e os dois, serão uma só carne. Grande é este mistério, porém eu me refiro a Cristo e a Igreja”. (Ef 5:31-32)

     Através do casamento; nasce a família. Um homem que se une a uma mulher é o propósito desde o princípio. Foi assim no Éden, quando Adão recebeu sua mulher, geraram filhos, que se tornaram irmãos. No princípio, não havia igreja, havia uma família. Marido, mulher, pais, filhos, irmãos. Eu chamo isso de “os cinco ministérios na família”. Assim também, será na eternidade: Pai, Cristo e a Igreja, filhos, irmãos! Toda a história da Bíblia é um grande casamento. Sabemos o quão destrutivo foi a ação do inimigo no Éden. A família foi dilacerada: Marido e mulher em discordância; assassinato entre irmãos por inveja; filhos separados da comunhão eterna com o Pai. Igualmente hoje, quantos ataques têm sido perpetrados contra a família; e muitas, infelizmente, tem sucumbido ao fracasso. Se através do Cordeiro provido pelo próprio Deus, a primeira família foi restaurada; igualmente, através de Cristo, todas as famílias da Terra, serão curadas!

     Que ordem maravilhosa, desde à criação: O Pai, Deus, cria Adão que levava dentro de si, sua esposa. No sono profundo de Adão, sua Esposa é formada e manifestada, no Éden com a expressa imagem do marido; a partir desse casamento, filhos são gerados que se tornam irmãos de uma família projetada para expressar o reino de Deus na face da terra. Isso era apenas a figura, pois a realidade é que o Pai, manifesta o último Adão, Cristo, que edifica para Si a esposa, gerada dentro dele mesmo, a Igreja; através dessa união, somos filhos de uma família de muitos irmãos. Começa no Éden e continuará por toda a eternidade. A família é a forma que o Eterno escolheu para manifestar sua glória na Terra.

     O casamento é a união daquele que ama incondicionalmente sua Esposa, a ponto de se entregar por ela; e uma Esposa, que se submete a esse Amor. A Esposa é a glória do Marido; a expressão máxima da Sua plenitude. A Bíblia fala que o nosso Senhor será glorificado nos seus santos: “Quando Ele vier para ser glorificado nos seus santos e exaltado em todos os que tiverem crido, inclusive em vós que crestes em nosso testemunho” (II Ts 1:10). A glória máxima do Rei Jesus será ver e manifestar a Sua Gloriosa Esposa pronta a todas as nações na face da terra. Ao destruir a figura casamento, que levará à destruição da família, a glória é perdida, pois o casamento é o início de tudo. Quanto, nos dias atuais, a instituição casamento tem sido atacada! Isso tudo não é outra coisa, senão a tentativa de se obstruir aquilo que é propósito desde à eternidade! Graças a Deus, que sabemos o quanto o nosso Pai é poderoso e tem o controle sobre tudo.

     Não entender que nas nossas famílias, começando pela união de um homem e uma mulher, o casamento, reside toda essa glória, tem levado muitos a não a valorizarem. Acredite: A família é o nosso maior e mais importante ministério. “Contudo, se alguém não cuida dos seus, especialmente os da sua própria família, este tem negado a fé e se tornou pior que um descrente” (I Tm 5:8).

     Que possamos, depois desse tempo estudando sobre as figuras maravilhosas que o Senhor estabeleceu, tão perto de nós, dentro das nossas famílias, entender quão maravilhosa e gloriosa ela deve ser. É verdade que muitos podem pensar: “Para mim não tem mais jeito, quem dera, tivesse descoberto isso antes de minha família ser destruída”... Sabemos que, assim como um cordeiro foi a restauração da primeira família, no Éden; assim também, Cristo é a restauração da nossa família na terra e nos céus. Creia. Deus nos abençoe!

Pr Marcos Reis


RUA JOSÉ PINTO, 10 - SÃO BENTO - DUQUE DE CAXIAS - RJ