A Restauração do Tabernáculo de Davi I

A Restauração do Tabernáculo de Davi I - Rute e Noemi Unidas pela Amizade

At 15:14-18 / Am 9:9-15 / Ef 2:11-19

No AT a separação dos povos é muito evidente. Israel é chamado a ser um reino sacerdotal para todas as nações da terra (Ex 19:5-6).

Dt 32:8 - O número das nações (70 nações - Gn 10) é estabelecido pelo números dos filhos de Israel (Ex 1:5). Israel com suas 12 tribos é a fonte para a vida das 70 nações (Ex 15:27).

Tanto judeus (12 enviados - Mt 10); quanto gentios (outros 70 em Lc 10) são alvos da pregação do evangelho do Reino.

No NT, já não são 2 povos, mas 3. “judeus, gentios e igreja de Cristo” (I Co 10:32). A igreja está sendo tirada dos gentios para ser o “povo que se chama pelo seu Nome” e se juntar à “comunidade de Israel” e assim se dará a restauração do Tabernáculo de Davi. No reino, ISRAEL unificado, em Cristo, será luz para todas as nações da terra.

Uma figura gloriosa dessa realidade está no livro de Rute. A moabita que decide largar tudo e atravessar o Jordão por uma amizade a Noemi.

7 personagens:

Elimeleque - Deus é meu Rei
Noemi - Minha delícia
Malon - Doente
Quilom - Desfalecimento
Orfa - Dura cerviz, apostasia
Rute - Amizade, amiga
Boaz - Nele está a força

Israel não quis mais que Deus fosse seu rei, pois quis ser “como as outras nações da terra”.

Elimeleque morre e Noemi fica só com seus filhos, que logo depois morrem também. Noemi não quer mais ser chamada de “Minha delícia” mas de Mara, que significa Amarga.

Rute e Orfa são figuras proféticas da igreja. Orfa dá às costas e Rute prossegue até o fim para ser a futura esposa do Remidor, Boaz, figura de Cristo. Rute gera com Boaz aquele que há de reataram Noemi completamente (Rt 4:15; Mq 5:1-3)

A restauração de toda a família nos remete a restauração de tudo. Judeus e igreja, um só povo, juntos redimidos debaixo da autoridade do Rei.

 

 


RUA JOSÉ PINTO, 10 - SÃO BENTO - DUQUE DE CAXIAS - RJ