O Rei Está Voltando - A Esposa

O REI ESTÁ VOLTANDO - A ESPOSA

“Vem, eu te mostrarei a Noiva, a esposa do Cordeiro. E levou-me em espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus”(Ap 21:9-10)

     Enquanto falamos de um tempo de juízo, o qual muitos temem exatamente por não estarem preparados; falamos também de um tempo de glória, onde seremos a manifestação visível da união do Esposo, Jesus, à Esposa, Sua Cidade, eternamente. Os dois sendo UM! Que glória, impossível sequer de imaginar ou de expressar em palavras aquilo que o Senhor tem preparado para aqueles que o amam. A Esposa é UMA CIDADE. Uma cidade não de pedras como conhecemos, mas de “pedras vivas”, ou seja, uma cidade feita daqueles que tem deixado o Senhor edificar suas vidas. Como já sabemos, NÓS JÁ SOMOS A NOVA JERUSALÉM! Particularmente, entreguei a minha vida, meus pensamentos, minhas decisões e paixões, inteiramente a esse propósito. Nada, simplesmente nada, é mais importante do que ser UM com o meu Jesus, por toda a eternidade! A Esposa será a expressão exata da imagem do Esposo.

     Você sabe como funciona um casamento judeu? O entendimento ajudará a compreender a profundidade desse casamento glorioso de Cristo com aquela que JÁ está desposada com Ele. Sete passos são necessários até festa, a consumação, a manifestação visível do casamento:

1) A Seleção da Noiva: A noiva não é selecionada por outro, senão pelo PAI do Noivo. Você foi escolhido por Deus! A graça de alcançou.

2) O dote: É obrigatório que o Noivo pague o preço pela Noiva. Jesus pagou o preço com a Sua vida para que eu e você pudéssemos ser, não somente salvos do inferno, mas, sua Esposa gloriosa. Pensar que o sacrifício de Cristo foi feito para nos dar “boa vida” ou para “nos levar para o céu” é não entender as Escrituras. Fomos comprados para que possamos ser edificados e conformados à exata imagem da Sua Gloriosa pessoa! Fomos comprados para que o propósito do seu reino seja cumprido em nós.

3) O contrato é deixado pelo Noivo para que seja analisado, estudado e obedecido: Temos a Palavra de Deus! Clara, completa e objetiva. Se entendemos, obedecemos, reinaremos com Ele. Como podemos ser tomados como Esposa, se sequer conhecemos o contrato de casamento?

4) A decisão da Noiva: Por incrível que pareça. O dote é pago antes da decisão da Noiva. Não é um casamento onde a noiva não é escutada. Não é um contrato que exclua a vontade da noiva. Ela precisa dizer se quer ir! Mesmo que o presente já tenha sido dado, ainda assim, ela pode não querer casar com Ele. Jesus nos salvou sem nos perguntar se queríamos, mas só reinará com aqueles que manifestaram a vontade. “Quem quiser”, lembra? Rebeca precisou responder a pergunta: "Irás tu com esse homem? Ela respondeu: Irei" (Gn 24:58). 

5) Dois cálices: Depois da noiva manifestar sua expressa vontade. Um cálice de vinho é tomado a fim de que a aliança seja explícita. O outro cálice, será tomado somente quando o Noivo voltar. "Até que eu beba de novo no Reino de meu Pai” (Mt 26:29). Tomar o 1º cálice e viver como não estivesse esperando o Noivo é simplesmente algo extremamente reprovável aos olhos do Pai.

6) Preparação da Casa: A partir da saída do Noivo, sua volta pode acontecer a qualquer momento. Vai preparar na Casa do Pai, uma morada para eles. Não avisará quando voltar! Desde a primeira visita, a Noiva só tem um único objetivo: Se prepara para a volta do Noivo! Essa deveria ser a única prioridade da Igreja do Senhor! A Casa do Pai, que não é um lugar, mas a Sua própria Igreja, está sendo preparada. 

7) A decisão do Pai: Depois de preparar a morada, o Pai inspeciona a Casa, estando pronta, autoriza que o Noivo saia e busque a Noiva! Junto com o Noivo, vai uma comitiva real, que parará na porta da casa da Noiva, a chamará para fora e a levará, finalmente para a consumação do casamento!

     Nós Somos a Noiva, a Esposa! Nós somos a Casa. O Espírito Santo está edificando. O "lugar" está sendo preparado! O Pai, brevemente, dará a decisão final: Filho! Busque Sua Esposa! Manifeste publicamente o que já é realidade! A Esposa que foi comprada, que se deixou ser preparada, aquela que, depois de te conhecer, decidiu viver unicamente para Ti! Deus te abençoe! 

Pr Marcos Reis


RUA JOSÉ PINTO, 10 - SÃO BENTO - DUQUE DE CAXIAS - RJ