TEMPO DO FIM - SANTIFICAÇÃO
"Disse o Senhor a Moisés: Vai ao povo santifica-os hoje e amanhã. Lavem eles as suas vestes e estejam prontos para o terceiro dia, porque no terceiro dia o Senhor descerá a vista de todo o povo sobre o monte Sinai". (Ex 19:10-11)
A aliança do monte Sinai é uma figura da verdadeira aliança: O monte Sião. É muito interessante observarmos as revelações que o Senhor nos deixou impressas na antiga aliança para termos uma clareza de interpretação do Novo Pacto. Ver o que aconteceu no Sinai será fundamental para entendermos o que se dará na consumação dessa era e estabelecimento da era vindoura. Estamos sendo advertidos nesse tempo presente a como viver para estarmos aptos a adentrar nessa realidade vindoura da manifestação do Seu Reino Glorioso. Participar desse reino, ser semelhante a Cristo, a glorificação do nosso corpo, é o nosso gemido, bem como o de toda a criação e do próprio Senhor (Rm 8:19,23,26). Já somos justificados e estamos sendo santificados para que, finalmente, possamos ser glorificados.
E qual a ÚNICA necessidade que, como filhos, devemos atentar nesse tempo presente? Submetermo-nos à santificação operada pelo Senhor Jesus em nossas vidas. Moisés ouviu do Senhor que santificasse o povo; e o fez, nos dois dias; assim também, Cristo está nos santificando pela Palavra e pelo trabalhar do Seu Espírito, nesses dois mil anos desde seu sacrifício e ressurreição. Sem santificação, ninguém verá o Senhor, isso é um fato claro que nunca podemos deixar de observar com total intensidade: "Buscai a paz e a santificação com todos, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hb 12:14).
O povo deveria estar pronto para o "grande terceiro dia”. Isso não está ali por acaso. Esta é uma das mais fortes expressões proféticas a respeito do tempo do fim. Profeticamente, os “dois dias” já se foram, ou estão muito próximos de se findar e assim como o Senhor desceu no Sinai, bem no início desse terceiro dia, sob forte soar de trombeta; assim também Cristo descerá ao som do toque da última trombeta: “Ao amanhecer do terceiro dia, houve trovões e relâmpagos, e uma espessa nuvem sobre o monte, e um sonido de trombeta muito forte. Todo o povo que estava no arraial se estremeceu” (Ex 19:16). “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao soar da última trombeta. Pois a trombeta soará, e os mortos ressurgirão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (I Co 15:52). “O sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do templo do céu, do trono, dizendo: Está feito. E houve relâmpagos, vozes, trovões, e um grande terremoto, como nunca tinha havido desde que há homens sobre a terra, tal foi o terremoto, forte e grande” (Ap 16:17-18). Sinceramente, alguém pode ainda achar que essas realidades estão desconectadas?
Santifica-os hoje e amanhã, e estejam prontos para o terceiro dia. Ele virá. Assim como a sombra da primeira profecia se cumpriu de forma terrivelmente espantosa, assim também será a realidade da Sua gloriosa vinda. Estamos sendo avisados. Ninguém poderá ficar indesculpável pois a Palavra tem sido clara: SANTIFICAÇÃO. Se decidirmos não nos submeter, como é orientado, não seremos lavados, e, sujos, não estaremos com o Senhor: “Mulheres, sejam submissas aos seus próprios maridos como ao Senhor” (Ef 5:22); para que ele possa: “santificar, purificando com a lavagem da água pela Palavra” (Ef 5:26). A mulher é a igreja, o marido é Cristo, esse é o grande mistério: “Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e a Igreja” (Ef 5:32).
Ele vem, e está mais próximo do que nunca esteve. Você está preparado para enfrentar o “terceiro dia”?
Pr Marcos Reis