IGREJA - O SACERDÓCIO DA ALIANÇA ETERNA EM CRISTO - II
“E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a sua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi. Perguntou-lhe Deus: Quem te disse que estavas nu? Comestes da árvore que te ordenei que não comesses?” (Gn 3:9-11)
Deus criou o homem a Sua exata imagem e semelhança para um propósito: Crescer e se multiplicar; a glória de Deus expressa na Terra, como no Céu! Precisamos sempre partir deste princípio: fomos criados para manifestar essa realidade! Quando o ser humano caiu, e todos nós, geneticamente, caímos juntos, o homem, nu, se escondeu com medo porque perdera suas vestes gloriosas saindo do lugar de onde não deveria ter saído. A pergunta de Deus para o homem foi, nesta ordem: “onde você está?”; Claro que essa não era uma dúvida de Deus sobre o paradeiro de Adão, ao contrário, era um chamado ao homem para que este entendesse que havia saído de sua posição. Em seguida Ele pergunta: “Quem te disse?”; Para só então, no final, perguntar se o homem tinha feito o que não deveria fazer.
Precisamos muito entender o “lugar" em que estamos, pois Deus não vai nos fazer avançar fora do ambiente para o qual Ele nos criou. Tudo o que “der certo” no ambiente errado, só nos afastará ainda mais do propósito do Pai. O maior juízo que podemos receber é sermos bem sucedidos em algo que Deus não estabeleceu para nossas vidas. Como Pai, Deus, antes de tudo, precisa ajustar nossa perspectiva de direção. Quem nós estamos ouvindo para que saiamos do desígnio de Deus? “Quem te disse?”. Quais as vozes que estão nos direcionando a viver nossas próprias experiências sob pretexto de sucesso e de uma falsa liberdade? Se tem alguém que deseja que vivamos e “prosperemos" no ambiente errado, este alguém é o diabo! É ele quem quer nosso sucesso e liberdade fora do propósito. Seu maior intento é que vivamos até o fim para nós mesmos.
Sacerdócio é exatamente o contrário disso! É viver para o outro! É expressar Deus aos homens e trazer os homens para Deus! Quando o homem pecou e foi destituído da glória, Deus prometeu a reconciliação através de uma SEMENTE, Cristo! Semente é aquilo que, morrendo para si mesmo, dá muito fruto. Cada filho de Deus, em Cristo, é uma semente que, vivendo para si, morre, mas morrendo para si, não só vive, mas traz vida a muitos outros!
O homem substituiu o perfeito pelo desejável no Éden (Gn 3:6/Rm 12:2). Substituiu o propósito de Deus pelo governo do ego. Em Cristo, somos reconciliados e voltamos para o nosso lugar de origem. Nesse mundo de fome, satisfeitos em Cristo, não somos mais os carentes de alimento, somos os provedores que servimos! Se um dia a fome nos trouxe ao encontro do SENHOR, para sermos servidos, hoje, somos os que, por gratidão, servem o próximo!
“A hora da ceia, enviou o seu servo para avisar aos convidados: Vinde, porque tudo já está preparado” (Lc 14:15). Nada precisa ser feito, só temos que estar no lugar que Ele nos convoca. É impressionante como muitos ficaram de fora da ceia porque tinham bons motivos para faltar ao compromisso. “Casei, preciso cuidar da família”; “comprei um campo tenho que ir vê-lo”… Tenhamos cuidado, não são coisas ruins que estão afastando o homem do seu chamado, são coisas lícitas e boas. Por isso quem está no lugar e direção errada, pode ainda, sim, apresentar uma convicção profunda e sincera de que não está desobedecendo a Deus, afinal, diria: "O que tem de errado naquilo que estou fazendo"?
Deus abençoe,
Pr Marcos Reis