Salmo 82 - Vós sois deuses
"Por que tu, mero homem, te fazes Deus a ti mesmo?" (Jo 10:33). Foi esta a pergunta que os judeus fizeram quando ouviram de Jesus que Ele e o Pai são um. Ao considerarem Jesus como um simples homem, não compreenderam o que Ele disse, não compreenderam o propósito eterno. Jesus, como resposta, cita o Salmo 82, “não está escrito na vossa Lei: vós sois deuses?” (Jo 10:34).
Assim como Jesus jamais foi um mero homem, em Cristo, nós também não somos homens comuns. Somos chamados para sermos participantes da natureza divina, uma nova criação, um DNA celestial: “Deste modo Ele tem nos dado grandíssimas e preciosas promessas para que por elas vos torneis participantes da natureza divina …” (II Pe 1:4). “E seremos semelhantes a Ele, e assim como Ele é nós o veremos” (I Jo 3:2). O evangelho é a restauração da nossa natureza como na criação antes do pecado. É a volta do homem a sua origem celestial. Nunca foi nem nunca será um método para tornar nossa vida terrena melhor. Nunca foi sobre melhorar a vida de meros homens, mas sobre entendermos nossa natureza em Deus. Isso que o Senhor quer dizer quando diz: “vós sois Elohim”.
Uma outra tradução sobre essa palavra “Elohim" é: "representante da soberania de Deus”, ou seja, enquanto estivermos nessa terra, o propósito é manifestar o próprio Deus! Assim como Jesus manifestou o Pai, a igreja deve ter o manifestar o Filho, como sua única prioridade. Não somos donos de nós mesmos, não temos a nossa própria agenda. Somos chamados, como filhos do Altíssimo, para manifestar a soberana conta de Deus!
O salmo nos ensina que os homens, líderes da época, perderam esse propósito. Juízes, líderes, homens injustos que deveriam entender que são representantes de Deus para exercerem a vontade de Deus a favor do povo erram porque não entendem que há um Juiz soberano acima de todos a quem devemos prestar contas de tudo. Líderes que foram escolhidos por Deus para serem “Elohim” na terra, ou seja, manifestarem o próprio Deus, por ganância, decidem viver para si, tomando partido, defendendo a injustiça em troca de benefícios próprios. Andam em trevas, nada sabem, nada entendem. Filhos do Altíssimo que serão entregues ao destino de todos os homens normais, estes sim, se tornarão meros homens, por desprezarem seu chamado a uma natureza eterna! Que sejamos diferentes e não rejeitemos essa natureza que nos foi dada mundo antes da fundação do mundo. Deus fará o que precisa ser feito. Ele é o Supremo Juiz.
Pr Marcos Reis