Novo Céu e Nova Terra-E entregará o Reino ao Pai

NOVO CÉU E NOVA TERRA: E ENTREGARÁ O REINO AO PAI (1 Co 15:24-26)

     No princípio criou Deus os céus e a terra. Um só ambiente conectados onde o homem desfrutava da presença de Deus de forma contínua. O homem foi criado para viver a plenitude não na sua própria liberdade mas na liberdade do governo de Deus. O homem tinha absolutamente tudo no Pai. A essa dimensão, a bíblia chama de Paraíso. Então sabemos que o engano de satanás foi exatamente propor ao homem algo fora do ambiente de Deus e, mentindo, o fez cair. A queda fez com que o homem fosse expulso do Paraíso e vivesse num novo mundo, o seu próprio mundo, onde tudo o que quisesse construir, não seria mais em Deus, mas através do suor do seu próprio rosto. Angústias, dores, tristezas, foram o resultado da tão sonhada liberdade. Céus e terra foram desconectados para o homem e o que aprendemos é que o mundo passa a ser governado exatamente por aquele que enganou e mentiu. O homem deu ao diabo, por causa do pecado, o poder do governo que tinha recebido do Criador.

     Esse mundo, também chamado de século ou era presente, passa a ser um ambiente caído, e essa é a morada do homem em sua forma natural. Por outro lado, o Paraíso continua intacto, O reino dos céus, a Vida eterna! Como na quebra de aliança de um casamento, o homem separou o que Deus tinha criado para ser unido. Mas Deus nunca desistiu de unir novamente o que se tinha separado. Imediatamente após o pecado, a promessa de redenção e união com Ele, é feita: Ele enviaria o Seu próprio Filho para redimir tudo convergindo em si mesmo céus e terra (Ef 1:9-10)! Um tabernáculo celestial começou a ser manifestado, não como o físico, uma figura somente, mas um eterno nos céus. Ele, a Pedra  Viva principal, e nós, igualmente como pedras vivas, somos edificados Nele, Sua casa, sua Cidade. A essa Cidade, esse tabernáculo de Deus entre os homens (Ap 21:3), a Palavra de Deus dá nome de Nova Jerusalém, a Esposa do Cordeiro (Ap 21:9-10), unida a Ele no casamento. Em Cristo, céus e terra são convergidos em um só. Ele é a escada que liga céus e terra (Gn 28:12; Jo 1:51). Até que o último salvo venha a Ele, como a última pedra dessa construção, esse mundo, mesmo que morto, ainda existirá.

     Se o diabo está destruído, então como explicar o seu poder? O poder do diabo está no seu veneno que age no homem caído. Se você esmaga a cabeça de uma serpente que já picou a humanidade, o seu veneno continua agindo até que o infectado beba o antídoto. Satanás está limitado, preso no abismo (Ap 9:11) pois teve sua cabeça ferida na cruz (Gn 3:15) é o seu veneno que age na humanidade que ainda não conhece Cristo. Ele é a besta que um dia foi e HOJE NÃO É, porém Deus permitirá que “volte a ser” por um pouco de tempo para, pelo menos dois propósitos específicos do próprio Deus: o diabo vai marcar os seus (Ap 13:1-3; Ap 17:8). Assim como os filhos de Deus são selados pelo Espírito de Deus, satanás selará com sua marca os seus filhos, a sua semente. O outro propósito é ser um instrumento de disciplina a filhos que insistem na rebeldia, para que quem sabe, voltem para Casa, assim como Assíria e Babilônia foram “varas nas mãos de Deus” para disciplinar Israel e Judá. NÃO SERÁ O REINO DE SATANÁS, pois a promessa é que o reino uma vez reconquistado na cruz por Cristo não seria dado a outro. É um poder limitado a um tempo específico. Jamais esqueça que é o CORDEIRO quem abre o livro selado e autoriza a vinda dos flagelos (Ap 6:1) garantindo proteger os seus (Ap 6:6; 7:3). Embora essa iniquidade já opere, é Deus é quem retém a manifestação desse iníquo (II Ts 2:7). É DEUS quem manda a operação do erro para JULGAR aqueles que não deram crédito a CRISTO, a Verdade (II Ts 2:11-12). Este é o “fim dos mil anos”, onde satanás é solto para reunir a sua semente, manifestar o joio (Ap 20:7-9, Ez 38:8-12,16; Mt 13:30). O descanso dos santos é interrompido pela ressurreição e transformação do Corpo de Cristo, completo de todas as eras, para que JUNTOS com ELE, participemos da manifestação visível da grande vitória sobre satanás e seus anjos, o Armagedom. Será então totalmente destruído para sempre lançado no lago de fogo. Esse mundo, céus e terra passarão e será manifestado o NOVO CÉU e TERRA alinhados como no princípio.

Pr Marcos Reis


RUA JOSÉ PINTO, 10 - SÃO BENTO - DUQUE DE CAXIAS - RJ