A CASA DE DEUS - EDIFICAÇÃO
“Para que se eu tardar saiba como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e baluarte da verdade” (I Tm 3:15)
“Cristo, porém como Filho, é fiel sobre a sua própria casa. Essa casa somos nós, se tão somente conservarmos firmes a confiança e a glória da esperança até o fim” (Hb 3:6)
Somos a Casa de Deus! A casa de Deus não é um prédio ou uma denominação. A casa de Deus não é uma casa de pedras, como era o antigo templo em Jerusalém; a Casa de Deus é uma casa de “pedras vivas” (I Pe 2:4-5). O antigo templo precisou ser destruído para que um novo templo fosse construído. Jesus disse isso em João 2:19-21: “Respondeu-lhe Jesus: Destruí esse templo e em três dias levantarei de novo. Disseram os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado esse templo, e tu o levantas em três dias? Ele, porém, falava do templo do seu corpo”. O antigo templo de pedra foi destruído, e um novo templo, tendo Jesus como “A Pedra principal” é edificado! E Ele chama outras pedras vivas, ou seja, cada um de nós, para que juntos, Ele e nós, nós e Ele sejamos a CASA DE DEUS. O lugar onde "Deus descansa” ou seja, onde Ele acha repouso e satisfação! “Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono e a terra é o descanso dos meus pés. Onde está a casa que me edificareis? Onde está o lugar do meu descanso? Não fez a minha mão todas essas coisas e assim vieram a existir? Diz o Senhor! É para este que olharei: para o humilde e o contrito de espírito, que treme da minha palavra” (Is 66:1-2)
Que possamos entender algo muito importante: Quando o Senhor falou a Moisés para fazer o tabernáculo, o objetivo era “habitar com o seu povo”. O objetivo de Deus é habitação. Esse deve, igualmente, ser o nosso propósito: ter a vida de Deus em nós. “Cristo em nós, esperança da glória” (Cl 1:27). Muito em breve, Jesus virá e aquilo que está em construção, ou seja, a Sua Casa, será estabelecida para sempre. O nome dessa Casa, ou melhor dessa cidade: Nova Jerusalém. A Esposa do Cordeiro! Aquela que terá a honra de reinar com Ele eternamente em intimidade!
Devemos lutar e nos submeter a essa edificação através da Palavra e buscar incessantemente a santificação, porém entendendo que, individualmente, somos e sempre seremos imperfeitos e incompletos. A plenitude de Deus só vai habitar no Corpo completo de Cristo formado através de todas as gerações. Jamais estaremos 100% prontos individualmente nessa era atual. Jamais. Isso é reconfortante! A perfeição só existe na Unidade. A soma dos imperfeitos em Cristo, manifesta o perfeito. Alguns de nós iremos até o final com lutas, marcas, exatamente para entendermos que o poder é de Deus e não nosso. Nossas fraquezas não podem nos limitar, ao contrário, elas devem nos incentivar cada vez mais a procurar comunhão. E na comunhão do Salmo 133, unidos os irmãos, que “ali o Senhor ordena a benção e a vida para sempre”. O que de repente limita e condena o ser humano normal no mundo, para nós, em Cristo, é a nossa força. O poder de Deus se aperfeiçoa na nossa fraqueza. VAMOS ATÉ O FINAL, imperfeitos, mas amados, e sabendo que somente quando o Corpo de Cristo, de todas as gerações, estiver junto, ali haverá a perfeição. Isso é um segredo! Vamos começar esse ano com essa mentalidade. O que está, na sua mente, te impedindo de crescer, pode ser exatamente a sua maior fortaleza, disfarçada de fraqueza.
Pr Marcos Reis