Salmos (3º Livro 73 ao 89) - Salmo 79

Salmo 79 - Perdoa-nos por amor do Teu Nome

     Um chamado ao arrependimento é a chave em tempos de disciplina. O livramento é realizado quando há arrependimento dos pecados. Toda disciplina é uma ação de Deus para nos levar novamente ao lugar que não deveríamos ter saído. Infelizmente temos vivido um tempo muito parecido com o descrito pelo salmista; muitos de nós perdemos o propósito de “Cidade de Deus” que deveria estar mostrando ao mundo, individual e coletivamente, a obra e a glória do Senhor. Nos salmos anteriores, por vezes, fomos admoestados a não vivermos com o fim em nós mesmos.

     Jesus disse à Cidade de Jerusalém: “Se você soubesse o que à tua paz pertence. Quantas vezes eu te quis aninhar debaixo das minhas asas e vós não quisestes”. E sabemos o que se deu em seguida. Jerusalém pisada pelos inimigos, seu templo destruído, seu povo disperso. Se ao menos Jerusalém tivesse o ouvido… A questão aqui é que a disciplina veio por um motivo. E assim é na nossa vida. Enquanto não nos arrependermos da nossa desobediência, a restauração não virá. Por vezes, escolhemos o caminho das justificativas, do sofrimento de supostas injustiças. Fazemo-nos de vítimas sem entender que estamos colhendo literalmente o que plantamos. “Ajuda-nos, ó Deus da nossa salvação, pela glória do teu nome; livra-nos e perdoa os nossos pecados por amor do teu nome” (79:9). Definitivamente, esta é a chave.

     Onde está Deus enquanto o seu povo sofre? Dez em cada dez pessoas que sofrem perguntam isso. Deus NÃO ESTÁ desatento ao sofrimento do povo perseguido. Todo o ódio e perseguição dos homens àqueles que creem em Deus nada mais é do que um ódio ao próprio Deus. Quando se persegue o povo de Deus, o corpo de Cristo; é o próprio Cristo que está sendo perseguido: “Saulo, Saulo, por que me persegues”. Jesus está onde sempre esteve, ou seja, conosco. Se sofremos, Ele sofre conosco; se choramos, Ele chora conosco; se somos perseguidos, é Ele quem está sendo perseguido conosco. O ímpio odeia Deus e tudo que O representa. Verdadeiros cristãos são uma ofensa a esse mundo caído. “Se o mundo vos odeia, sabei que antes de vós, me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu. Mas como não sois do mundo, antes, dele vos escolhi, é por isso que o mundo vos odeia” (Jo 15:18-19).

     Que não sejamos perseguidos por estarmos fora da vontade de Deus. Continuamos na missão de proclamar os louvores do Senhor a todos os povos. Diante da perseguição e da disciplina, muitos filhos que estão fora de casa, retornarão

Pr Marcos Reis


RUA JOSÉ PINTO, 10 - SÃO BENTO - DUQUE DE CAXIAS - RJ