Salmos (3º Livro 73 ao 89) - Salmo 78

Salmo 78 - Não refrearam o seu apetite

     Dar ouvidos à Palavra de Deus! Inclinar os ouvidos fala, não só de ouvir, mas de uma atitude ativa em ouvir! Ter interesse, desejo de ouvi-lo. O Senhor fala “abrirei a minha boca em parábolas, proporei enigmas da antiguidade”. Por que Cristo fala em parábolas? Para que os que realmente querem o entendimento possam o buscar e ter os segredos revelados. Em Mt 13:36 vemos algo muito interessante: “Então tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo”. Vemos que para a multidão, Ele falou os enigmas da antiguidade em parábolas, no entanto, os discípulos, não se satisfizeram em ouvir sem entender, ao contrario, se achegaram a Ele e pediram: Explica-nos a parábola! Isso é inclinar os ouvidos! Deus jamais deixará de ensinar àqueles que realmente desejam o ouvir.

     Uma geração que aprende de Deus não deixará de ensinar aos seus filhos! Isso é uma ordem de Deus! Temos essa oportunidade, agora, de ensinar à próxima geração esse desejo de ouvir a vontade de Deus e ser guiado por ela.

     O salmista fala de uma geração que deixou de desejar ouvir o Senhor para se guiar pela satisfação do seu próprio apetite. Novamente os desejos humanos sendo o maior empecilho da manifestação da glória de Deus na vida do seu povo. Somos, em nós mesmos, definitivamente, nosso maior inimigo. Mesmo comendo do Senhor não se fartaram (pois para eles Cristo nunca é suficiente). “Não refrearam o seu apetite” (78:30). O Pão do céu não lhes fartou, comeram do pão (e se pão é Cristo) e continuaram desejando carne; junto com isso atraíram a ira de Deus. Rejeitam a suficiência do Filho! O atender dos seus pedidos sensuais não foi benção, mas um juízo. O quanto devemos temer se nossos desejos forem fora de Cristo!

     Dias consumidos como um sopro. Uma vida sem propósito é uma das coisas mais tristes que existe. Novamente aprendemos que ser guiado por Deus é a garantia da segurança, ao contrário de dar vazão aos apetites da alma. A insistência em continuar desobedecendo é algo que levará muitos a serem rejeitados. No fim, todas as obras das nossas mãos só são aceitas como verdadeiras se procederem de corações íntegros, com motivações puras.

Pr Marcos Reis


RUA JOSÉ PINTO, 10 - SÃO BENTO - DUQUE DE CAXIAS - RJ