Jornadas até a plenitude de Cristo - TERA 24/42

AS JORNADAS ATÉ A PLENITUDE DE CRISTO - TERA 24/42

“Partindo de Taate, acamparam-se em Tera” (Nm 33:27)

“Tomou Terá a Abrão, seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho do seu filho, e a Sarai sua nora, mulher do seu filho Abrão, e saiu de Ur dos caldeus com eles, para ir ã terra de Canaã. Mas quando chegaram a Harã, habitaram ali”. (Gn 11:31)

     O nome desta estação é o exato nome do pai de Abraão: Tera. Seu significado é "lugar onde alguém se detém” ou simplesmente “demora”. Nós seguimos maravilhados com a forma como que, cirurgicamente, o Senhor segue nos comunicando a Sua Verdade e como devemos nos comportar diante daquilo que temos ouvido. São detalhes tão preciosos, que chegam a nos encher de um temor diante da clareza dos seus ensinamentos. Aprendemos nas estações anteriores que uma assembléia verdadeira precisa ser acompanhada de submissão. Uma vez que estamos recebendo a Palavra verdadeira de Deus não podemos ter outra escolha, a não ser, obedecer. Tara, ou Tera, significa que não devemos nos deter, demorar em obedecer. A demora em submeter a uma ordem, pode nos fazer perder a realidade da promessa. Foi o que aconteceu com o pai de Abraão. A palavra fala que eles saíram de Ur dos caldeus para irem para Canaã, porém se detiveram em Harã, preferindo fixar residência em um lugar que deveria ter sido apenas uma jornada da peregrinação.

     Muitos até concordam e creem que o chamado é verdadeiro. Chegam ao ponto de “se submeter” a este chamado, mas escolhem que isso seja “no tempo deles”. Quando o Senhor nos chama devemos nos apressar a cumprir a Sua ordem, não podemos nos demorar, assim como Abigail fez ao encontrar com Davi, o Rei. Por três vezes vemos a palavra “se apressou” nesse encontro entre ambos, que é mais uma tipologia do nosso encontro com o nosso Rei, do cumprimento do propósito eterno (leiam I Sm 25:18,23,42). Não se demorar em obedecer, ao contrário, se apressar. Irmãos, devemos estar atentos que as coisas do Senhor não são no nosso tempo. Se descuidar disso, pode fazer com que não venhamos a chegar onde o Senhor quer que cheguemos. Não quero entrar no detalhe que a chamada poderia não ser para Terá e sim para Abraão, mas o fato é que Terá deveria ter ido para Canaã, pelo menos foi isso que o fez sair de Ur, mas se demorou num lugar que deveria ter sido apenas uma parada rápida. Em quais lugares estamos nos demorando? Onde estamos fixando residência ao invés de seguir viagem ao destino final? A lição aprendida nessa estação é de que não podemos nos demorar. Se a nuvem anda, obedecendo o tempo de Deus, ficar parado nos fará perder tudo.

     Em Tera, a lição é muito forte e ao mesmo tempo simples: obedecer o que Deus está falando, e nos mover quando Deus estiver nos ordenando. O caminho da plenitude nos ensina que é inútil nos movermos antes da nuvem, caminhar sem que Deus nos comande. Porém, de igual modo, escolher ficar quando Deus quer que partamos, é igualmente se perder na caminhada. Quantos de nós hoje estamos assim? Não temos dúvida de que o Senhor está nos chamando, mas será que estamos dispostos a nos mover na hora que Ele quer? Há situações que muitas das vezes ainda nos prendem. Alguns de nós, se pudéssemos, pediríamos a Deus para nos esperar a resolver nossos problemas para seguirmos. Seria tão fácil se fosse assim. Mas na hora de Deus, somos nós quem nos movemos, e não Ele que nos espera.

     Todos nós temos ouvido do Senhor sobre o tempo em que vivemos. Somos conhecedores dos tempos. Sua volta é iminente e Ele está nos comandando a nos movermos em direção a Ele sob a direção do Espírito. Que cada um de nós seja aquele que não se detém, que não demora nos seu próprio plano pessoal. O tempo urge, e os nossos projetos pessoais precisam ficar em segundo plano quando confrontados com o propósito eterno do Senhor. Tera nos deixa uma lição de qual o destino daqueles que demoram em obedecer. Obedeceu no começo mas se distraiu da missão principal no meio do caminho. Fixou residência onde deveria apenas peregrinar. Que possamos reconhecer Sua voz, se submeter a ela, obedecer incondicionalmente, e tudo isso, no tempo de Deus e não no nosso. Deus nos abençoe.

Pr Marcos Reis


RUA JOSÉ PINTO, 10 - SÃO BENTO - DUQUE DE CAXIAS - RJ