IGREJA - O EXÉRCITO DE DEUS NOS ÚLTIMOS DIAS - I
“No princípio criou Deus o Céu e a terra. A terra porém era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. E disse Deus: Haja Luz e houve luz” (Gn 1:1-3). “Assim foram formados os céus e a terra e todo o seu exército” (Gn 2:1)
Há um princípio maravilhoso quando falamos de avanço, de crescimento ou do cumprimento dos planos de Deus: antes de tudo, Ele estabelece ordem! É assim que a Bíblia começa nos seus primeiros versículos. Deus colocando ordem naquilo que estava desordenado. Nós temos na bandeira do nosso país a inscrição "ordem e progresso". Infelizmente não é isso que vemos na prática, mas o princípio não deixa de ser válido: Só existirá progresso num ambiente de ordem. Tudo em Deus é ordenado! As medidas exatas do tabernáculo, do templo; Deus deixando claro, em riquezas de detalhes, tudo o que precisa ser feito. E quando amamos a ordem e seguimos, experimentamos as bençãos de Deus. Hoje em dia, a modernidade nos deu muitas facilidades, mas infelizmente também nos trouxe muitos problemas, a falta de ordem é uma delas. De uma terra sem forma e vazia a um ambiente ordenado com um exército. Assim foi a criação de Deus.
O povo de Deus em toda a Bíblia é chamado por vários nomes: Jardim Fechado, Cidade de Deus, Templo do Espírito, Corpo de Cristo, Noiva ou Esposa do Cordeiro, Tabernáculo de Deus, mas é de se ter atenção que nos últimos dias, na alva, que representa a volta de Cristo, este povo é sempre chamado de Exército! “Quem é essa que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, pura como o sol, formidável como um exército com bandeiras?” (Ct 6:10). “Seguiam-no os exércitos que estão no céu, montando cavalos brancos, vestidos de linho finíssimo, branco e puro” (Ap 19:14). Nestes últimos dias a igreja está sendo treinada a fazer parte desse Exército poderoso que vem sendo estabelecido desde o início das gerações. Faltam poucos a serem inseridos nesse grande exército que virá com Cristo. O Senhor tem arregimentado, dentre homens fiéis e idôneos, o seu povo para a guerra e como bons soldados, não devemos nos embaraçar com coisas desse mundo (II Tm 2:1-4).
“Pelo Senhor, marchamos sim, o seu Exército poderoso é, sua glória será vista em toda a terra… O nosso General é Cristo, seguimos os seus passos, nenhum inimigo nos resistirá!” Trecho de um louvor antigo, de um tempo onde havia um pouco mais de ordem no mundo. Vivemos num tempo em que o deus desse século tem despejado desordem, falta de respeito, excesso de direitos e uma total alienação ao cumprimento dos deveres. É claro que a igreja, como parte dessa sociedade, se não estiver vigilante, também será afetada. O SENHOR nos lembra que somos um povo ordenado! E que essa é a característica do povo de Deus na volta de Cristo. Nossa vida aqui na terra é apenas um treinamento para a vida que realmente virá quando o Senhor voltar ou quando partirmos para Ele. Se falhamos no treinamento, como estaremos aptos para a guerra? “O Senhor está passando o seu Exército em revista” (Is 13:4)
Deus abençoe
Pr Marcos Reis