AS JORNADAS ATÉ A PLENITUDE DE CRISTO - EZIOM-GEBER 32/42
“Partiram de Abrona e acamparam-se em Eziom-Geber” (Nm 33:35)
“Tendes rodeado bastante esta montanha; virai-vos para o norte… Passando, pois, por nossos irmãos , os filhos de Esaú, que habitavam em Seir, desde o caminho da planície de Elate e de Eziom-Geber, nos viramos e passamos o caminho do deserto de Moabe” (Dt 2:3,8)
“Assim se preparou toda a obra de Salomão, desde o dia da fundação da casa do Senhor, até se acabar; e assim se concluiu a casa do Senhor. Então foi Salomão a Eziom-Geber, e a Elote, à praia do mar, na terra de Edom” (II Cr 8:16-17)
Eziom-Geber é a última estação dessa peregrinação no deserto de Parã, é o início do fim de um ciclo. Iniciaram em Cades, na 17ª estação, Ritma, onde a incredulidade sentenciou uma geração inteira e após Eziom-Geber, voltaram para Cades. Trinta e oito anos se passaram desde a saída de Cades; uma geração inteira ficou no deserto por causa da incredulidade, numa volta completa de saída e volta ao mesmo lugar. De Eziom-Geber, eles voltaram, a Cades, trazendo na mala, a lição aprendida. Todo esse processo teve por objetivo a santificação coletiva do povo e, como alerta para nossa vida hoje, muitos foram reprovados. É aqui que Deus diz, nas palavras de Moisés em Deuteronômio, “já tendes rodeado bastante essa montanha virai-vos para o norte”. Aqui se finda definitivamente o “andar em círculo” e se define o processo de avanço definitivo. A imaturidade e incredulidade já fizeram o povo perder muito tempo com avanços e recaídas, e infelizmente, com muitas mortes. Aqui o Senhor vê no povo um preparo para não mais perder tempo, e, então, avançam para conquistar a plenitude.
Interessante analisar o significado dos nomes dessa parada. EZIOM que dizer conselho, desígnio ou espinha dorsal, coluna vertebral, ou a parte essencial e principal de algo. GEBER significa homem, enfatizando integridade, habilidade e força para lutar; guerreiro ou ainda soldado. A junção das duas palavras pode ser traduzida como: O propósito central do homem de Deus é ser integro e hábil para lutar, ser um guerreiro , um soldado do Exército de Deus. A caminhada está chegando ao fim e o homem perfeito já começa a ser manifestado. Estava chegando a hora de conquistar a terra, e eliminar seus antigos moradores (que sabemos que é uma figura do nosso ego). Somente um povo marcado por Deus, liderado pelo Espírito e com o propósito estampado na face (assim como havia na face de Jesus reconhecidamente a expressão de quem estava subindo a Jerusalém - “E aconteceu que, completando-se os dias para sua assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém” - Lc 9:51 ) podem cumprir esse propósito de chegar à plenitude de Cristo. O objetivo principal do evangelho e de toda essa caminhada é manifestar esse HOMEM PERFEITO, Cristo em nós e nós Nele.
Igualmente lindo e digno de nota é ver, profeticamente, Eziom-Geber ser o lugar que Salomão, o “filho de Davi”, se dirigiu imediatamente, assim que a construção da Casa de Deus foi finalizada. Cristo, o Filho de Davi, o Messias, saindo ao encontro do Povo aperfeiçoado na maturidade. Uma igreja pronta chama a vinda dele, pois não conquistaremos a plenitude por si só, mas Ele mesmo vem ao encontro de um povo que caminha em direção a Ele. É Ele quem nos fará subir ao monte santo do Senhor como vemos nos salmos 15 e 24. “O Senhor dos Exércitos, Ele é o Rei da Glória” (Sl 24:10) Isso é maravilhosamente tremendo, pois é a garantia de que toda a terra será conquistada. Uma vez treinados como soldados de Deus, somos convocados para a guerra e liderados pelo próprio Cristo.
O Rei está se levantando do trono, pois sua Casa está sendo finalizada, e igualmente, está se findando o tempo do povo de Deus andar em círculos. Quem tem ouvidos, ouça. Ele encontrará o seu verdadeiro povo, preparado, ordenado para a batalha, um exército de homens íntegros aptos para a batalha. Que façamos parte desse povo.
Pr Marcos Reis