TEMPO DO FIM - DISCERNINDO O TEMPO E A PROFECIA

TEMPO DO FIM - DISCERNINDO O TEMPO E A PROFECIA

"Prestai atenção, eu vos aviso antecipadamente" (Mt 24:25)

"Vós porém irmãos já não estais em trevas para que aquele dia vos surpreenda como faz um ladrão" (I Ts 5:4)

     Nesse tempo que vivemos precisamos acima de tudo INTERCEDER, orar e estarmos preparados para sermos instrumentos de Deus! É para isso que somos igreja. O sal da terra, a luz do mundo. Muitos cansados, preocupados; alguns em verdadeiro estado de pânico, estes, verão na igreja verdadeira, uma luz, a paz, mesmo que em meio à guerra. Tudo isso não é mais do que um "estágio" prático, ou seja, uma "simulação" do que há de vir: A grande tribulação que antecede a gloriosa volta do Senhor. Desde a morte e ressurreição do Senhor Jesus e o derramamento do Espírito Santo, a Igreja recebeu do Senhor a Sua Vida e começou a gerar o Cristo. Em todo o processo de gestação há os enjoos, as crises, as limitações, e por fim as tão difíceis dores de parto, porém tudo isso é esquecido pela alegria de receber o filho nos braços: "A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo" (Jo 16:21). Cristo e Sua Esposa, unidos, é este HOMEM que está vindo, o qual é o anseio e gemido de toda a criação.

     Jesus diz que haveria um período muito difícil antes da sua gloriosa volta: "Pois haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem haverá jamais" (Mt 24:21) e que após estes dias Ele voltará: "Logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua luz, as estrelas cairão do céu e os corpos celestes serão abalados. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem, e todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória" (Mt 24:29-30).

     Esse tempo de tribulação servirá para a igreja ser purificada: "Alguns dos entendidos cairão para serrem provados e purificados, e embranquecidos, até o fim do tempo, porque isso será para o tempo determinado" (Dn 11:35); "Muitos serão purificados, embranquecidos e provados, mas os ímpios procederão impiamente. Nenhum dos ímpios entenderá mas os sábios entenderão" (Dn 12:10).

     Este será o tempo da igreja ser provada para ver se é verdadeira. Assim como Elias foi enviado a Sarepta (Tsaraph significa “refinar" ou “provar se é verdadeiro”) numa fome sobre toda a terra, onde os céus se fecharam por 3,5 anos (figura desses dias finais), assim também a igreja está recebendo um chamado profético à restauração. Aqueles que entendem isso, os sábios como disse o Senhor em Daniel, irão experimentar o cuidado de Deus em meio a tudo isso. A viúva e o filho não tiveram falta de nada pois “deram a Elias primeiro”, ou seja, colocaram o seu chamado e a obediência à voz que lhes foram enviados, à frente de suas necessidades pessoais (I Re 17:8-24), leiam. Igualmente José e os seus nos sete anos de fome, não sofreram, ao contrário, foram usados para salvar o mundo, pois haviam se movido na revelação que o Senhor os avisou antecipadamente. E o que dizer da sunamita que, orientada por Eliseu que haveria uma fome de sete anos, partiu para outra terra e ao fim voltou e recuperou seus bens (II Re 8). Todas essas figuras e outras mais nos ensinam de que mesmo em meio à tribulação, o Senhor vai sustentar os seus FIÉIS de maneira poderosa e não somente isso, fará com que estes sejam instrumentos de salvação e cuidado na vida de muitos. Estejamos preparados, pois Ele nos avisa antecipadamente. Se deixarmos para nos preparar no final somente, mesmo querendo, não haverá tempo, assim aprendemos com o exemplo das virgens insensatas de Mt 25:1-10.

Pr Marcos Reis


RUA JOSÉ PINTO, 10 - SÃO BENTO - DUQUE DE CAXIAS - RJ