A GUERRA DAS SEMENTES - A SERPENTE SAGAZ
“Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás e pó comerás todos os dias da sua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a semente da mulher. A semente da mulher te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3:14-15)
Existe uma guerra em curso e, querendo ou não, estamos inseridos nela. Desde a entrada do pecado no mundo até o retorno glorioso de Cristo essa guerra está sendo travada. A Palavra fala da inimizade entre satanás e seus descendentes e Cristo e seus descendentes. Claramente duas sementes deferentes, em inimizade, nesse mundo. Os de Cristo não são mais desse mundo, desse sistema caído, por isso: “A amizade do mundo é inimiga de Deus. Aquele que quiser ser amigo do mundo, constitui-se em inimigo de Deus” (Tg 4:4-5). É dura a Palavra, mas fica muito claro que Deus tem sim, inimigos. E o inimigo é exatamente essa natureza caída, esse DNA natural envenenado pelo pecado. Quem ainda ama esse mundo faz parte da semente que está em inimizade contra Deus. Isso é um fato irrefutável.
O amor de Deus é evidenciado no fato dele não condenar o mundo que estava em inimizade, mas enviar Seu Filho para salvá-lo. “Portanto Deus enviou o seu Filho não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele” (Jo 3:17). Os que recebem o Filho passam a ser chamados de filhos de Deus: “Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no Seu Nome” (Jo 1:17). Isso deixa muito claro que antes de receber Cristo ainda não somos filhos de Deus. Antes de Cristo estávamos do lado oposto de Deus exatamente por causa dessa natureza caída carregada do veneno da serpente. Em Cristo nos tornamos UM NOVO SER, recebemos Dele UMA NOVA VIDA, a Vida Eterna e já não estamos sob o domínio do império das trevas mas sob o governo do Filho do seu amor!
O diabo, seu veneno, e seus demônios trabalham incessantemente contra a semente de Deus. Se Deus quer que os homens voltem a ser Sua imagem e semelhança, e para isso enviou seu Filho; o diabo quer que os homens tenham o mesmo destino que ele. É movido por inveja do homem, o ápice da criação de Deus. O diabo não quer o bem do homem, ele odeia e Nova Vida porque não consegue ter mais acesso a ela. A cruz é a maior derrota do inimigo porque, se é verdade que ele inseriu seu veneno no homem após a criação, é muito mais verdade que a morte e ressurreição de Cristo destrói o poder da morte, do diabo e do pecado e nos ressuscita com Ele para uma vida incorruptível e inviolável, eterna!
O inimigo só pode agir através das legalidades da velha natureza. Não espanta ele fazer de tudo para que essa natureza permaneça viva, enganando tantos. Manter o velho homem vivo dando a ele os seus desejos naturais é a própria artimanha sagaz da serpente de se manter atuante. O único demônio que não sai é aquele que encontra na pessoa, a vontade de continuar pecando. QUEM QUISER, será liberto! As obras de satanás AGORA serão mais evidentes porque estão sendo expostas à luz. Não é que “está piorando”, só está sendo evidenciado quem é de qual semente. Sempre esteve lá e agora está sendo descoberto pela luz. Os níveis de guerra e ódio aumentam porque as trevas estão sendo descobertos. Nada é por acaso nem surpresa. “Não pode o mundo odiar-vos, mas a mim me odeia, porque eu dou testemunho de que suas obras são más” (Jo 7:7).
Pr Marcos Reis