Salmos (3º Livro 73 ao 89) - Salmo 88

Salmo 88 -  O Clamor da alma humana

     O salmo anterior tão poderosamente nos falou sobre a essência da nossa origem, que, através de Cristo, foi mudada, da terra para o céu. Cidadãos de um reino celestial que outrora estavam perdidos em sua natureza caída. Ele nos tirou literalmente da morte para nos estabelecer em seu monte sagrado. A raiz do verdadeiro evangelho, da Nova Aliança, é o pleno entendimento disso: não somos mais terrenos, caídos, mortais. Temos, no conhecimento de Cristo, a vida eterna! Nada, absolutamente nada, pode ser edificado sobre um fundamento terreno.

     Este salmo tem o poder de nos lembrar quem éramos em nossa própria natureza.  E o quanto essa natureza precisa ser levada ao total esvaziamento. Angustiados, mortais, sem forças, afastados da comunhão com o Pai, “lançados na cova mais profunda" debaixo da ira do Senhor, por causa do pecado que em nós habitava (Sl 88:3-7). Esse é o clamor, às vezes silencioso, da nossa alma humana que jamais conseguirá se satisfazer em si mesma. Clamor “de dia e de noite” (88:1); “o dia todo” (88:9); “de madrugada” (88:13) pela presença de Deus, pela face do Senhor. Até aqueles que ainda não conhecem o Senhor podem não perceber, mas este é o clamor, muitas vezes involuntário, da nossa alma cansada e mortal: Sua presença. Quem reconhece isso tem a Vida.

     Jamais, nas palavras de Jesus, será possível pôr vinho novo em odres velhos. O poder do evangelho de Cristo não é algo para se encaixar sobre uma natureza humana. A busca por satisfação, salvação, em si mesmo é totalmente inútil, cansativa e infrutífera. O Senhor, somente Ele, é a nossa Vida. O homem natural nada mais é do que um amontoado de angústias e aflições, desde sempre. Por mais que tentem, jamais conseguirão; portanto, desistir de tentar e se apegar ao que Cristo já fez, é a única solução. Alguns entenderão e viverão, desde já, o poder sobrenatural da vida eterna. Reinando com Cristo em vida, viverão as maravilhas de Deus que só podem se manifestar naqueles que vivem Nele; outros, infelizmente, morrerão tentando achar a saída, sem perceber que o Senhor já fez isso por nós.

     O clamor da nossa alma nunca foi por uma vida melhor, embora em algum momento, tenhamos pensado assim. O clamor é por Vida, é por Ele. O sopro Dele em nós nos impulsiona a querer voltar para nossa origem e essa origem não pode ser achada na terra, no natural. Por isso Ele veio, para nós levar de volta para Ele mesmo.

     Ele se fez trevas, para que tivéssemos luz! Ele venceu para que Nele, pudéssemos igualmente vencer. Não existe nada que a nossa alma mortal possa fazer! Tudo já foi consumado por Ele, pelo bendito brado que ecoa até a eternidade.

Pr Marcos Reis


RUA JOSÉ PINTO, 10 - SÃO BENTO - DUQUE DE CAXIAS - RJ