A Carreira da Glória II - Do Egito a Canaã
A trajetória de Israel do Egito até Canaã. Somos chamados do império das trevas para o reino do seu amado Filho. Uma figura clara e maravilhosa da nossa carreira em direção à plenitude de Cristo.
Hb 2:1-3 - Dar mais atenção aquilo que temos ouvido. Se já sabemos precisamos colocar toda a atenção nessa realidade. E não NEGLIGENCIARMOS tão GRANDE SALVAÇÃO. Nem anjos, nem o povo de Israel foram poupados pela desobediência. Isso é um aviso (I Co 10:1-12; Hb 4:1-2).
Ex 5:3 - o Deus dos hebreus nos encontrou (justificação) MAS é necessário o “caminho de 3 dias” (santificação) para que o Senhor não venha sobre nós com juízo (espada e pestilência). Sem santificação ninguém verá o Senhor (Hb 12:14).
Nm 10:33 - o próprio Cristo nos lidera nesse caminho de 3 dias (a Arca da Aliança que nos busca o descanso).
Saída do Egito: JUSTIFICAÇÃO - passagem pelo Mar Vermelho - Justificados pelo seu sangue (Rm 5:9). JÁ FOMOS SALVOS no espírito e já estamos com Cristo (Hb 12:22-23) na assembleia dos “espíritos dos justos” aperfeiçoados. Daí Jesus dizer que o “espírito está pronto”.
Passagem pelo deserto: SANTIFICAÇÃO - bebendo e comendo de Cristo, sendo liderados pela nuvem e protegidos pela coluna de fogo (Cristo). Toda a caminhada guardada por ELE. A santificação pela água (Palavra) Jo 17:17; Ef 5:26. Devemos somente ser submissos ao agir Dele cooperando com a salvação (Fl 2:12) e obedecendo a liderança do Espírito (Rm 8:14). ESTAMOS SENDO salvos na alma, que é a sede dos pensamentos, emoções e vontades. Aqui é necessário entender a passagem pela segunda água (Rio Jordão). Sangue e água saíram do lado de Cristo e operam a justificação e santificação da sua Esposa com o intuito de apresentá-la a si mesmo, Igreja gloriosa.
Conquista de Canaã: GLORIFICAÇÃO, plenitude de Cristo. Aguardamos a volta gloriosa do nosso Rei que transformará nosso corpo mortal como o seu corpo glorioso (I Pe 1:5; Rm 13:11-12; Hb 9:28; I Jo 3:2; I Co 13:9-12; Fl 3:20-21; Cl 3:1-4). Embora já “termos provado do mundo vindouro nos tornando participantes do fim celestial” (Hb 6:4-5) devemos perseverar até o fim (Hb 6:6-9). A plena salvação só se dará completamente com a Segunda Vinda. Esse é o gemido de toda a criação (Rm 8:19,23,26).
Faraó é a figura de Satanás vencido numa única vez por Deus. Mas precisamos derrotar os antigos moradores da terra (nosso eu; nosso ego) totalmente sejam bons ou maus.
Uma vez salvos do Egito, nascidos de novo, precisamos avançar na carreira da maturidade a fim de alcançarmos à plenitude. Prosseguir para o alvo como diz Paulo. Se sendo salvos, continuamos a amar o Egito, como escaparemos nós se negligenciarmos tão grande salvação?