EDIFICANDO A CASA DO PAI - II
“Este povo diz: Não veio o tempo ainda em que a Casa do SENHOR deva ser edificada…Subi ao monte, trazei madeira, e edificai a casa; dela me agradarei e serei glorificado, diz o SENHOR” (Ag 1:2,8 ).
“Quando o Senhor edificar a Sião, aparecerá na sua glória” (Sl 102:16)
A edificação é o trabalhar do Espírito Santo nos filhos a fim de torná-los maduros. A maneira bíblica de um trabalho de edificação sempre começa no alto: “Subi ao monte” representa o trabalhar do SENHOR, do celestial nas nossas vidas. A edificação verdadeira não é um trabalho de esforço de homens talentosos; mas daqueles que recebem o poder do SENHOR para tal incumbência. Deus ainda pede que o povo “traga madeira”, ou seja, somente aqueles que entendem o caminho da cruz podem ser edificados e se tornam edificadores. É o próprio Cristo, o Verbo que desceu do céu, e venceu na cruz, que faz com que seja possível, seres humanos como nós, tão inadequados, sermos edificados como uma Casa em que Ele será glorificado. Aquele que desceu do céu, venceu a morte pela cruz, foi ao lugar mais baixo tomar cativo o cativeiro, e nos libertou para que fôssemos, uma vez edificados, “homens dons” dados à igreja como instrumentos para sua edificação (Sl 68:18; Ef 4:11-16).
Maturidade não significa estarmos livres de investidas, ao contrário, o SENHOR só confia as suas lutas àqueles que são submissos à sua edificação. Se houve um banquete quando Isaque foi desmamado, no versículo seguinte, imediatamente, já começa a investida de Ismael sobre ele. (Gn 21:8-9). A carne vai militar mais intensamente à medida que vamos sendo transformados, mas a nossa vida com Ele nos faz confiar e jamais sermos abalados. Meninos vivem balançando à medida que o vento bate sobre eles, homens firmados não são inconstantes; uma casa firmada não cai, pois está edificada sobre a Rocha.
"Amei a Jacó e aborreci a Esaú”. Você não verá uma única repreensão de Deus a Esaú na Bíblia. No entanto, ao estudar a vida de Jacó, vai descobrir que Deus o tocou insistentemente em quase todos os momentos da sua vida. O propósito de Deus na vida de Jacó era que ele se tornasse uma nação que viria a ser luz para todas as nações da terra, e assim foi. O que dá fruto, Ele, o maravilhoso Agricultor, poda; o que não dá, ele corta e joga fora (Jo 15:1-2). Sabendo disso deveríamos não só desejar, mas amar a poda do Senhor na nossa vida.
Se olharmos para a maioria das congregações espalhadas no nosso país, veremos pessoas que “já conhecem" o SENHOR há muito tempo. Embora devamos pescar até o último dia de vida nessa terra, precisamos concordar que, hoje, há uma carência muito maior de limpar os peixes. Os templos estão cheios de pessoas e muitas destas pessoas, infelizmente estão vazias de Deus e de seu conhecimento, em Cristo. Estamos sendo comandados a EDIFICAR A CASA e isso só acontece pelo exercício constante, pela prática (Hb 5:12-14). Pelo tempo decorrido, muitos de nós já deveríamos ser mestres e SE não exercitarmos, nunca iremos ser. No inicio é difícil, mas nos acostumamos. Pratiquemos!
Existe um nível de sabedoria que só é dado aos maduros: "Entretanto, falamos de sabedoria entre os maduros, mas não da sabedoria desta era ou dos poderosos desta era, que estão sendo reduzidos a nada. Pelo contrário, falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes do princípio das eras, para a nossa glória” (I Co 2:6-7) e é para esse lugar que o SENHOR está nos chamando.
Pr Marcos Reis